O atual campeão brasileiro, Israel Junior, abriu a rodada dos cabeças de chave do CBSurf Pena Pro Baía Formosa na quarta-feira, batendo recorde desta segunda etapa da Taça Brasil 2023 no Rio Grande do Norte. Ele está competindo em casa e ganhou a maior nota – 9,50 – no point break de direitas do Pontal de BF, fazendo o maior somatório do dia. Mas, os 16,67 pontos que totalizou, ainda ficaram abaixo dos 17,16 que outro local de Baía Formosa, Gabriel Bruno, atingiu na terça-feira e ele voltou a brilhar com a segunda maior nota do dia – 9,00.
Na quarta-feira, foram realizadas mais 31 baterias, as 15 que restavam para fechar a segunda fase e 16 da rodada de estreia dos cabeças de chave do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baia Formosa. Foi mais um longo dia de competição, iniciado as 5h30 até quando o Sol já começava a se pôr, pois no Rio Grande do Norte isso acontece mais cedo. De todos os 180 inscritos na categoria masculina, apenas 16 ainda não estrearam nas direitas do Pontal de BF. Eles estão nas oito baterias restantes da terceira fase, que ficaram para abrir a quinta-feira, novamente as 5h30, com transmissão ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
O segundo dia de competição começou com três surfistas de Baía Formosa disputando duas vagas para a terceira fase. Alan Jhones venceu e José Junior, mais conhecido por Chupeta, avançou junto com ele, eliminando Jonatha Santos e o paraibano Ulisses Meira. Os dois voltaram a competir à tarde e só Alan Jhones segue na briga pelo título do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa. Ele ganhou mais uma bateria, desta vez barrando um bicampeão brasileiro que estava estreando no campeonato, o cearense Messias Felix.
“A primeira bateria foi a mais difícil que teve pra mim no evento, até agora”, disse Alan Jhones. “A bateria era com o Chupeta (José Junior) e o Jonatha (Freitas), que são locais daqui também, e o Ulisses Meira, que é um cara que sempre viajei junto e sei do potencial do surfe dele. Eu consegui achar umas ondas medianas, porém que me deu a condição de passar a bateria. Mas, ainda tem muito coisa pra rolar, o evento está apenas começando e vamo que vamo”.
+ Mick Fanning, Kelly Slater e cia em Snapper Rocks de sonho (Vídeo)
Ainda na segunda fase, na penúltima bateria, o recordista de pontos do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa, Gabriel Bruno, surfou mais uma onda no critério excelente do julgamento, com uma série de batidas e rasgadas que arrancaram nota 9,00 dos juízes. Assim como na terça-feira, ele fazia os recordes do dia até ali, com os 15,00 pontos que totalizou na vitória sobre outro potiguar, Lucas Pires, o paraibano Reginaldo Filho e o gaúcho Gustavo Borges.
“Graças a Deus, eu passei mais uma bateria. Consegui uma nota 9,0 e a condição está um pouco difícil, mas esperei entrar uma onda boa e deu no que deu”, disse Gabriel Bruno. “Eu quero agradecer a galera que está sempre passando uma vibe muito boa e eu quero passar mais baterias. Parabéns ao Pena, o campeonato tá irado, evento top e a CBSurf também está de parabéns. Nunca vi uma gestão tão boa assim e isso é muito bom para nós, surfistas”.
CAMPEÃO BRASILEIRO – Duas baterias depois, foi iniciada a terceira fase com três surfistas do Rio Grande do Norte novamente dentro d´água, como no primeiro confronto do dia. Um deles era o atual campeão brasileiro, Israel Junior, que fazia a sua estreia em casa no CBSurf Pena Pro Baía Formosa. Ele não decepcionou a torcida e mostrou todo o potencial do seu backside em duas ondas seguidas. Com batidas verticais e rasgadas abrindo grandes leques de água, conseguiu a maior nota do campeonato, somando o 9,50 com 7,17 para fazer o maior placar do dia, 16,67 pontos.
“Eu sou local aqui de Baía Formosa, sempre treino muito nessa onda e consegui fazer uma boa bateria. Achei boas ondas e fiz um 7,17, depois um 9,50, que foi a melhor onda do evento até agora e estou bem feliz”, disse Israel Junior. “Eu só quero continuar pegando boas ondas para surfar, até chegar na final desse evento. Eu tenho acompanhado bastante o trabalho dessa nova gestão da CBSurf, nós pedimos tanto por uma melhoria e eles estão aí fazendo um circuito gigante. Então nós, atletas, só temos que agradecer e aproveitar ao máximo”.
RECORDISTAS – Nas primeiras baterias da terceira fase, também estrearam com vitórias os recordistas de pontos da Taça Brasil 2023. Na primeira etapa, finalizada no domingo na Praia do Borete, em Ipojuca, Pernambuco, o paraibano José Francisco ganhou sua bateria pelas oitavas de final somando 17,90 pontos com uma nota 9,50, igualada por Israel Junior agora em Baía Formosa. Fininho, como José Francisco é conhecido, ganhou a terceira bateria da terceira fase do CBSurf Pena Pro Baía Formosa também com uma nota no critério excelente, 8,50.
“Estou feliz da vida. Acabei de avançar a bateria junto com o (Emanoel) Tobias, deu poucas ondas, mas é a Natureza e só tenho que agradecer em poder estar aqui fazendo o que a gente ama”, disse José Francisco. “Eu vim à Baía Formosa muitos anos atrás, quando eu competia nos eventos da base com o Italo Ferreira, Michael Rodrigues e era a maior briga, mas uma briga saudável, dentro d´água. Lembro que minha melhor bateria foi aqui em Baía Formosa, fiz uma nota 10 e um 8, então estou muito feliz por voltar aqui depois de tantos anos”.
Em Pernambuco, Fininho foi o único a superar os 17,33 pontos que o potiguar Mateus Sena tinha conseguido na sexta-feira da semana passada, com seus aéreos na Praia do Borete, em Ipojuca. O surfista de Natal foi campeão panamericano no ano passado e estreou no CBSurf Pena Pro Baía Formosa com vitória na quarta bateria da terceira fase na quarta-feira, derrotando os paulistas Igor Moraes e Robson Santos e o baiano Fabricio Bulhões.
“Eu consegui passar minha primeira bateria aqui e estou amarradão”, disse Mateus Sena. “O mar hoje (quarta-feira) está um pouco devagar, mas a galera está conseguindo se virar bem nessas condições. É incrível falar que esse campeonato aqui é da segunda divisão do Circuito Brasileiro. Se a segunda divisão está assim, com esse nível, essa estrutura, então só temos que parabenizar realmente a CBSurf, por fazer esse trabalho incrível. A gente hoje está podendo sobreviver do surfe, competindo pelo Brasil e ganhando dinheiro como qualquer trabalho. Então estou amarradão pela oportunidade de fazer parte disso”.
SURFE POTIGUAR – O surfe potiguar vive mais um grande momento da sua rica história de décadas e décadas de sucesso. O CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa está acontecendo graças ao trabalho da Federação de Surf do Rio Grande do Norte (FESURF), presidida por Tunino Borges. Ele sempre esteve à frente do esporte no estado, que já conquistou vários títulos brasileiros em todas as categorias e hoje tem um campeão mundial e primeiro campeão olímpico da história, Italo Ferreira, além de Israel Junior campeão brasileiro profissional da CBSurf no ano passado, Mateus Sena atual campeão panamericano, o pequeno Arthur Villar campeão brasileiro Sub-12 e o campeão brasileiro master também de 2022, Junior Rocha.
LÍDERES DA TAÇA BRASIL – Na quarta-feira também estrearam no CBSurf Pena Pro Baía Formosa, os líderes da Taça Brasil 2023, que decidiram o título da primeira etapa no domingo em Pernambuco. O vice-campeão, Pedro Dib, começou bem, já tirando uma nota 8,0 na primeira onda que surfou nas direitas do Pontal. Mas, ao contrário do paulista, o paranaense Edson de Pra foi eliminado na sua primeira defesa da liderança do ranking em Baía Formosa.
Ele competiu numa bateria de campeões. Nela estava um dos atletas patrocinados pela Pena, o campeão no ranking da Taça Brasil 2022, Cauã Costa, e um bicampeão brasileiro profissional, Krystian Kymerson. Edson de Pra até liderou o confronto com suas manobras de backside, só que acabou caindo do primeiro para o terceiro lugar, nas ondas surfadas nos minutos finais. O capixaba Krystian Kymerson assumiu a ponta, mas se classificou em segundo lugar, porque o cearense Cauã Costa garantiu a vitória na sua última onda, que valeu nota 5,87.
“As condições do mar estão bem difíceis, mas consegui fazer duas notas boas para avançar em primeiro”, disse Cauã Costa, que também é bicampeão sul-americano da WSL em 2021 e 2022. “Eu tenho muitas lembranças boas aqui de Baía Formosa. Minha irmã (Yanca Costa) já venceu um Pro Junior aqui e estou amarradão em estar de volta à terrinha. A bateria foi bem difícil, não deu muitas ondas e a galera ficou pegando as intermediárias. Eu optei em esperar uma onda maior, ela veio e fiz a maior nota da bateria, então estou feliz por conseguir passar”.
Na disputa seguinte, o catarinense Lucas Vicente, campeão mundial Pro Junior da WSL em 2019, fez mais uma grande apresentação nas direitas do Pontal. Ele registrou o segundo maior somatório do dia, 16,17 pontos, com a nota 8,67 da sua melhor onda. Lucas Vicente foi um dos dois catarinenses que já passaram para a quarta fase do CBSurf Pena Pro Baía Formosa. Entre os 32 classificados nas 16 baterias da quarta-feira, a maioria é de São Paulo com 10 surfistas, seguido pelo Rio Grande do Norte com 6, Ceará com 6 também, Pernambuco com 3, Santa Catarina e Paraíba com 2 cada e Paraná, Espírito Santo e Bahia com 1. As outras 16 vagas serão disputadas nos 8 confrontos da terceira fase, que vão abrir a quinta-feira na cidade do campeão olímpico, Italo Ferreira.
O CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa é uma realização da Federação de Surf do Estado do Rio Grande do Norte (FESURF) e Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), com patrocínio da Pena e apoio da Prefeitura de Baía Formosa pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC), da Surfland Brasil e parafinas Fu-Wax. A competição está sendo transmitida ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube e pelo cbsurf.org.br.
BATERIAS DO CBSURF TAÇA BRASIL PENA PRO BAÍA FORMOSA:
RESULTADOS DA QUARTA-FEIRA NO PONTAL DE BAÍA FORMOSA:
SEGUNDA FASE – 3.o=97.o lugar (200 pts) e 4.o=121.o lugar (175 pts):
——-as 9 primeiras fecharam a terça-feira
10: 1-Alan Jhones (RN), 2-José Junior (RN), 3-Jonatha Santos (RN), 4-Ulisses Meira (PB)
11: 1-João Artur (SP), 2-Alex do Carmo (PE), 3-Flavio de Souza (CE), 4-Pedro Neves (RJ)
12: 1-Noah Machado (SC), 2-Ryan Coelho (PR), 3-Walley Guimarães (SC), 4-Thalis Fonseca (PE)
13: 1-Krystian Kymerson (ES), 2-Patrick Plachi (SC), 3-Jeff Toco (SC), 4-Tayrom da Silva (SC)
14: 1-Uriel Sposaro (SC), 2-Derek Adriano (SC), 3-Lailson Ferreira (CE), 4-Kauan Felizola (SE)
15: 1-Peterson Crisanto (PR), 2-Odarci Nonato (SP), 3-Hugo Bomfim (SP), 4-Victor Midon (RS)
16: 1-Lysandro Leandro (RN), 2-José Muniz (SC), 3-Luciano Brulher (SP), 4-Kaique Timidate (SC)
17: 1-Raoni Rocha (CE), 2-Pedro Araujo (SP), 3-Elson Vieira (BA), 4-Ryan Martins (SC)
18: 1-Renan Rodrigues (SP), 2-Junior Rocha (RN), 3-Gustavo Diniz (MA), 4-José Russo (CE)
19: 1-Vitor Gabriel (BA), 2-Marcus Cintra (CE), 3-Itim Silva (CE), 4-Jean Muniz (SE)
20: 1-Luiz Demetrio (CE), 2-Kayki Araujo (SC), 3-Ricardo Kjelin (RS), 4-Douglas Noronha (SP)
21: 1-Renan Pulga (SP), 2-Derek Souza (SP), 3-Esdras Cavalcante (RN), 4-João Godoy (SC)
22: 1-Alan Donato (PE), 2-Lucas Ribas (RJ), 3-Leonardo Lira (PB), 4-Diogo Santos (BA)
23: 1-Gabriel Bruno (RN), 2-Reginaldo Filho (PB), 3-Lucas Pires (RN), 4-Gustavo Borges (RS)
24: 1-Elivelton Santos (PB), 2-Deryck Vitor (RN), 3-Guilherme Carvalho (ES), 4-Lucas Souza (BA)
TERCEIRA FASE – entrada dos 48 principais cabeças de chave:
——-3.o=49.o lugar (1.000 pts) e 4.o=73.o lugar (600 pts)
1.a: 1-Israel Junior (RN), 2-Adauto Sena (RN), 3-Cauet Frazão (CE), 4-Kayan Medeiros (RN)
2.a: 1-Pedro Rian (CE), 2-Guilherme Lemos (CE), 3-Lucas Cainan (PR), 4-Rafael Barbosa (RN)
3.a: 1-José Francisco (PB), 2-Emanoel Tobias (RN), 3-Madson Costa (RN), 4-Lukas Camargo (PR)
4.a: 1-Mateus Sena (RN), 2-Igor Moraes (SP), 3-Robson Santos (SP), 4-Fabricio Bulhões (BA)
5.a: 1-Ivan Silva (PE), 2-Lucas Bezerra (CE), 3-Tiago Silva (PE), 4-Samuel Joquinha (RN)
6.a: 1-Luel Felipe (PE), 2-Flavio Nakagima (SP), 3-Victor Costa (RN), 4-Rafael Venuto (CE)
7.a: 1-Alex Ribeiro (SP), 2-Flavio Galini (BA), 3-Rafael Pedreira (BA), 4-Jonas Rodrigues (PB)
8.a: 1-Charlie Brown (CE), 2-Gustavo Ribeiro (SP), 3-Diego Aguiar (SP), 4-Luan Wood (SC)
9.a: 1-Sidney Guimarães (SP), 2-Ytalo Oliveira (CE), 3-José Junior (RN), 4-Douglas Silva (PE)
10: 1-Alan Jhones (RN), 2-Felipe Oliveira (SP), 3-Messias Felix (CE), 4-Pericles Dimitri (PR)
11: 1-Eric Bahia (SP), 2-Deyvson Santos (RN), 3-João Artur (SP), 4-Ryan Coelho (PR)
12: 1-Pedro Dib (SP), 2-Alex do Carmo (PE), 3-Noah Machado (SC), 4-Gabriel Farias (PE)
13: 1-Cauã Costa (CE), 2-Krystian Kymerson (ES), 3-Edson de Pra (PR), 4-Derek Adriano (SC)
14: 1-Lucas Vicente (SC), 2-Uriel Sposaro (SC), 3-Marcos Alves TT (CE), 4-Patrick Plachi (SC)
15: 1-Caio Costa (SP), 2-Peterson Crisanto (PR), 3-José Muniz (SC), 4-Janninfer de Souza (CE)
16: 1-Luan Carvalho (SP), 2-Kaua Hanson (PB), 3-Lysandro Leandro (RN), 4-Odarci Nonato (SP)
PRÓXIMAS BATERIAS DO CBSURF PENA PRO BAÍA FORMOSA:
TERCEIRA FASE – entrada dos 48 principais cabeças de chave:
——-3.o=49.o lugar (1.000 pts) e 4.o=73.o lugar (600 pts)
17: Luã da Silveira (SC) e Thiago Eduardo (CE), Raoni Rocha (CE), Junior Rocha (RN)
18: Leo Andrade (BA) e Diego Mendes (CE), Renan Rodrigues (SP), Pedro Araujo (SP)
19: Murillo Coura (SP) e Anderson Silva Pikachu (RJ), Vitor Gabriel (BA), Kayki Araujo (SC)
20: Amando Tenorio (AL) e Giovani Pontes (SP), Luiz Demetrio (CE), Marcus Cintra (CE)
21: Artur Silva (CE) e Fellipe Ximenes (SC), Renan Pulga (SP), Lucas Ribas (RJ)
22: Glauciano Rodrigues (CE) e Wallace Vasco (SC), Alan Donato (PE), Derek Souza (SP)
23: Luan Ferreyra (PE) e Luiz Mendes (SC), Gabriel Bruno (RN), Derick Vitor (RN)
24: Samuel Igo (PB) e Hedieferson Junior (SC), Elivelton Santos (PB), Reginaldo Filho (PB)
QUARTA FASE – baterias já formadas com os resultados da quarta-feira:
——-3.o=25.o lugar (1.800 pts) e 4.o=37.o lugar (1.400 pts)
1.a: Israel Junior (RN), Guilherme Lemos (CE), José Francisco (PB), Igor Moraes (SP)
2.a: Pedro Rian (CE), Adauto Sena (RN), Mateus Sena (RN), Emanoel Tobias (RN)
3.a: Ivan Silva (PE), Flavio Nakagima (SP), Alex Ribeiro (SP), Gustavo Ribeiro (SP)
4.a: Luel Felipe (PE), Lucas Bezerra (CE), Charlie Brown (CE), Flavio Galini (BA)
5.a: Sidney Guimarães (SP), Felipe Oliveira (SP), Eric Bahia (SP), Alex do Carmo (PE)
6.a: Alan Jhones (RN), Ytalo Oliveira (CE), Pedro Dib (SP), Deyvson Santos (RN)
7.a: Cauã Costa (CE), Uriel Sposaro (SC), Caio Costa (SP), Kaua Hanson (PB)
8.a: Lucas Vicente (SC), Krystian Kymerson (ES), Luan Carvalho (SP), Peterson Crisanto (PR)
PRIMEIRA FASE – 3.a=25.o lugar (1.800 pts) e 4.a=37.o lugar (1.400 pts):
1.a: Kemily Sampaio (SP), Ana Lu Silva (PB), Kiany Cristina (SP)
2.a: Taís Almeida (RJ), Nalanda Carvalho (PB), Natalie Plachi (SC)
3.a: Juliana dos Santos (CE), Nicole Santos (PE), Carol Jardim (SP)
4.a: Aysha Ratto (RJ), Karol Ribeiro (RJ), Diana Cristina (PB)
5.a: Nathalie Martins (PR), Luana Coutinho (SP), Sarah Ozorio (RJ)
6.a: Kiany Hyakutake (SC), Gabriely Queiroz (CE), Sophia Gonçalves (SP)
7.a: Julia Duarte (RJ), Naire Marquez (SP), Laura Silva (CE)
8.a: Gabriela Teixeira (RJ), Luara Mandelli (PR), Jessica Bianca (PR)
9.a: Ariane Gomes (CE), Jessica Santos (CE), Potira Castaman (BA)
10: Julia Santos (SP), Mayara Zampieri (SP), Alexia Monteiro (SC)
11: Monik Santos (PE), Vitoria Carneiro (CE), Krystielle Kymerson (ES)
12: Gabriely Vasque (PR), Maria Eduarda Cesar (BA), Lari Windy (SP)