20.7 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 18 abril, 2024
20.7 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 18 abril, 2024

Isabelle Nalu e Ryan Kainalo campeões sul-americanos Pro Junior

A catarinense Isabelle Nalu de apenas 16 anos de idade e o paulista Ryan Kainalo, 17, são os novos campeões sul-americanos da categoria Pro Junior Sub-20 da World Surf League. Os títulos foram definidos nas duas etapas da WSL South America realizadas esse ano e valeram vagas para o SAMBAZON World Junior Championships, que vai decidir os campeões mundiais nos dias 9 a 14 de janeiro nos Estados Unidos. A peruana Kalea Gervasi e o catarinense Heitor Mueller, ambos com 19 anos de idade, também se classificaram para competir em San Diego, na Califórnia, por terem sido os vice-campeões sul-americanos de 2023.

“Essa conquista, para mim, foi com certeza a mais importante da minha carreira até agora”, disse Isabelle Nalu. “Ser campeã sul-americana Junior era uma meta que eu queria muito, desde que comecei a surfar, então me sinto muito feliz e realizada por ter conseguido atingir. Com certeza, é a minha primeira grande conquista, que passa a fazer parte da minha história”.

“Estou muito feliz com esse título”, também comemora Ryan Kainalo. “Eu bati na trave nos últimos anos, fiquei em segundo lugar dois anos seguidos e poder ser campeão agora é muito importante para a minha carreira. É uma conquista que dá acesso para conseguir um dos principais títulos da carreira de todo atleta, que é ser campeão mundial Junior na WSL”.

Os títulos sul-americanos da categoria Pro Junior, foram definidos nas duas etapas promovidas pela WSL Latin America em 2023. A primeira foi o Punta Rocas Open Pro no Peru, onde Ryan Kainalo derrotou Heitor Mueller na final e Isabelle Nalu ficou em segundo lugar na vitória da tetracampeã sul-americana Pro Junior, Sol Aguirre. A segunda foi o Saquarema Surf Festival no Brasil, com Ryan Kainalo chegando na final de novo na Praia de Itaúna, que foi vencida pelo também paulista de Ubatuba, Gabriel Klaussner.

O catarinense Heitor Mueller perdeu nas semifinais e o quinto lugar foi suficiente para confirmar a segunda colocação no ranking final da WSL South America, com apenas 150 pontos de vantagem sobre Gabriel Klaussner e outro paulista, Caio Costa. Com a mesma quinta posição no Saquarema Surf Festival, Isabelle Nalu garantiu o título sul-americano de 2023 e Kalea Gervasi conquistou o vice-campeonato com a vitória na Praia de Itaúna. A também peruana Sol Aguirre não competiu no Brasil e terminou em quinto lugar no ranking.

Isabelle Nalu quebrou uma hegemonia de títulos divididos entre Sol Aguirre e a catarinense Tainá Hinckel desde 2016, quando a brasileira conquistou o primeiro dela. A peruana foi bicampeã em 2017 e 2018 e Tainá conseguiu o seu segundo título em 2019. Em 2020 não teve nenhum evento por causa da pandemia e Sol Aguirre repetiu o bicampeonato em 2021 e 2022, junto com o cearense Cauã Costa nos dois anos que Ryan Kainalo terminou em segundo lugar.

O SAMBAZON World Junior Championships apresentado por Best Western será realizado entre os dias 9 e 14 de janeiro de 2023 nas ondas de Oceanside Pier, em San Diego, na Califórnia, EUA, com 24 concorrentes ao título masculino e 24 também na competição feminina. Esse grupo é formado por 2 classificados em cada categoria pelos 7 escritórios regionais no mundo e 10 convidados selecionados pela equipe da WSL Tours and Competition. Os títulos de campeão e campeã mundial, garantem participação direta no Challenger Series 2024.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias