28.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024
28.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024

ISA recomenda uso de capacete nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

A Associação Internacional de Surfe (ISA) emitiu uma nota oficial recomendando que aos surfistas que participarem da competição olímpica em Teahupo’o, no Taiti, usem capacetes de proteção. A recomendação surge após consultas com as Comissões de Atletas e Médica da ISA.

A bancada de Teahupo’o, no Taiti, é conhecida por suas peculiaridades, que criam condições únicas para o surf. As ondas do Oceano Pacífico batem diretamente no recife raso, criando tubos impressionantes, mas, também muito perigosos.

Teahupo’o já sediou inúmeros eventos internacionais de surf ao longo dos anos e é reverenciada por surfistas globalmente. Como acontece com a maioria dos esportes radicais realizados em ambientes naturais, as ondas também apresentam um elemento de risco para os atletas.

Rip Curl confirma patrocínio do Eddie Aikau

Capacetes especialmente projetados oferecem proteção significativa contra lesões, reduzindo o risco envolvido.

Embora o uso de capacetes não seja obrigatório, sendo, portanto, uma decisão pessoal de cada surfista, a ISA tomou a iniciativa de promover seu uso para garantir o bem-estar e a segurança dos atletas.

A saúde e a segurança dos atletas são nossa maior prioridade e, como organização, recomendamos fortemente que os surfistas utilizem capacetes de proteção”, declarou o Presidente da ISA, Fernando Aguerre.

A preocupação com segurança faz sentido. Muitos surfistas que participarão das Olimpíadas de Paris 2024 representam países com pouca tradição no surf e têm pouca experiência em ondas de consequência, como é o caso de Teahupo’o, palco da modalidade nos Jogos. O local, inclusive foi criticado por ser “perigoso demais” para a realização do evento, tendo em vista os diferentes níveis dos competidores. No entanto, uma vez feita a escolha, resta a recomendação.

A janela de competição para o surf nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 será realizada de 27 de julho a 5 de agosto de 2024.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias