26.7 C
Suva
sexta-feira, 20 setembro, 2024
26.7 C
Suva
sexta-feira, 20 setembro, 2024

ISA afasta juiz australiano “carrasco” de Gabriel Medina

A Federação Mundial de Surf anunciou nessa quinta-feira (01) a remoção do juiz australiano Ben Lowe após a circulação de uma foto nas redes sociais, onde ele aparece ao lado de Ethan Ewing e o gerente da equipe australiana, Bede Durbidge.

Ben Lowe vinha sendo alvo de protestos da delegação brasileira, que pedia seu afastamento do quadro de juízes olímpicos, alegando um suposto favorecimento do árbitro aos surfistas da Austrália por conta de seu histórico nas Olimpíadas de Tóquio 2021.

No início da semana Pedro Scooby iniciou uma campanha nas redes sociais pedindo o afastamento do árbitro australiano, reproduzindo as informações levantadas pelo jornalista Marcelo Bôscoli, apresentador do podcast “Por Dentro do Tour”, que pesquisou todas as baterias em que Lowe atuou, constatando que nas Olimpíadas passadas, o árbitro australiano consistentemente julgou Gabriel Medina abaixo da média, enquanto seus adversários recebiam notas superiores àquelas dadas pelos outros juízes.

Com 8,1 milhões de seguidores em sua conta de Instagram, Scooby também ajudou a divulgar a foto de Ben Lowe ao lado de Ethan Ewing, que acabou por ser a causa de seu desligamento do quadro de juízes.

A decisão, de acordo com a ISA, visa proteger a integridade e a imparcialidade da competição, conforme o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do COI. A ISA reforçou a todos os juízes e equipes suas responsabilidades em relação ao comportamento apropriado durante os Jogos Olímpicos.

Confira a nota na íntegra:

“A ISA está ciente de uma foto circulando nas redes sociais na qual um dos juízes de surf olímpico da Austrália é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e o gerente da equipe.

É inadequado para um juiz interagir dessa maneira com um atleta e sua equipe.

Para proteger a integridade e a imparcialidade da competição em andamento, e de acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do COI, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento pelo restante da competição.

Esta decisão não está relacionada ao desempenho deste juiz aqui nos Jogos Olímpicos.

A ISA comunicou a todos os juízes e equipes para lembrá-los de suas responsabilidades em relação ao comportamento apropriado.”

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias