25 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 25 abril, 2024
25 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 25 abril, 2024

Imagem de ilha da Indonésia antes e depois de tsunami é impressionante

Na última sexta-feira (28), a cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, Indonésia, foi atingida por um poderoso tsunami. Pessoas registram em vídeo as cenas que rapidamente rodaram o mundo. Em um primeiro momento, autoridades acreditaram que o número de vítimas fatais era baixo.

Depois do estrago, novas e assustadoras informações começaram a surgir: apesar dos alertas emitidos horas antes da chegada da onda, devido ao registro de um forte tremor na região, mais de mil e duzentas pessoas morreram.

Veja também: Após terremoto, tsunami destrói cidade na Indonésia (vídeo)

Mais de 59 mil pessoas tiveram suas casas destruídas ou tiveram que ser deslocadas. Além disso, segundo a Agência Nacional de Controle de Desastres, mais 800 pessoas estão feriadas com gravidade em hospitais da região.

Segundo a BBC, pode ter havido uma falha no sistema de alerta para tsunami. Um especialista ouvido pela reportagem do canal de televisão inglês afirmou que os alertas não foram emitidos com a devida antecedência. Uma combinação disso com outros fatores – sobretudo a instável geografia local – fizeram com que o estrago fosse muito maior do que em outros terremotos de magnitude similar.

As imagens abaixo (e na capa), produzidas pela DigitalGlobe, mostram o bairro de Balaroa, em Palu, antes e depois de ser atingido pelas ondas gigantes:

Antes do tsunami…
… e depois.

Segundo a BBC, pode ter havido uma falha no sistema de alerta para tsunami. Um especialista ouvido pela reportagem do canal de televisão inglês afirmou que os alertas não foram emitidos com a devida antecedência.

Uma combinação disso com outros fatores – sobretudo a instável geografia local – fizeram com que o estrago fosse muito maior do que em outros terremotos de magnitude similar.

Texto: Redação HC
Imagens: reprodução/DigitalGlobe

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias