Segundo reportagem do site La Voz de Galicia, a competição Illa Pancha Challenge teria sido realizada sem a autorização da prefeitura da cidade.
Fernando Suárez, prefeito de Ribadeo, afirmou que conselho da cidade não recebeu um pedido de autorização para a realização do evento, e disse que a mesma não seria concedida devido ao atual quadro da pandemia de Covid-19 na Espanha.
“A Câmara não recebeu qualquer comunicação formal ou pedido de autorização para a sua realização. As competências municipais estariam relacionadas com a reserva de lugares de estacionamento ou com o controle da circulação de veículos nas estradas municipais. O que não poderia ser autorizado em qualquer caso, dadas as restrições decretadas para fazer frente ao covid-19 “. disse o prefeito.
Empresários da cidade também criticaram a competição.
A Acisa, associação empresarial Ribadense, emitiu nota de repúdio, classificando a realização do Illa Pancha Challenge como “injusta e imoral ” quando o setor hoteleiro é fechado, o comércio tem prazo, os ginásios estão fechados e as pessoas não podem circular livremente.
+ 6 dicas simples para produzir menos lixo
+ O grande problema dos microplásticos no oceano
+ Literalmente chove microplástico no Ártico, segundo estudo
A associação, contudo, salientou que não tem nada contra o evento, mas que a sua realização em tempos de pandemia é “negligente”.
Frente às fortes críticas, a After Surf, organização responsável pela realização do Illa Pancha Challenge, fez um comunicado em sua página de Facebook onde declara que o evento cumpriu todas as rigorosas medidas sanitárias exigidas e que informou todas as administrações por telefone, recebendo a aprovação.
“Não queríamos causar nenhum tipo de dano, muito pelo contrário, estes tipos de eventos são os que fazem com que nesta época tão escura e cinzenta, tudo tenha uma luz”, diz parte do comunicado.
Já a Federação Espanhola de Surf, também envolvida na organização, declarou que “serão decididas as medidas legais tomadas contra aqueles que estão a difamar este grande evento.”