Histórico!!! Italo Ferreira conquista o primeiro ouro no surf olímpico

Mais Lidas

Na estreia do surf nos Jogos Olímpicos, o brasileiro Italo Ferreira fez história e conquistou a medalha de ouro ao vencer o japonês Kanoa Igarashi se tornando o primeiro campeão olímpico do surf. Foi o primeiro ouro do Brasil em Tóquio-2020, e a única medalha do país na modalidade, que chegou ao Japão com quatro representantes.

A prata ficou com Kanoa Igarashi e o bronze ficou com o australiano Owen Wright, que derrotou o bicampeão mundial Gabriel Medina.

Leia mais

Logo na primeira onda que pegou, Italo teve um sério problema. Ao tentar fazer uma boa nota, caiu na junção e a prancha quebrou. O brasileiro teve que trocar o equipamento e perdeu alguns minutos. Enquanto isso, o japonês conseguiu assumir a liderança da bateria.

Mas Italo não se abalou e deu a resposta em grande estilo ao executar três manobras em uma onda, receber 7.0 e virar a disputa a seu favor. Depois disso, o atual campeão mundial ainda ampliou essa vantagem ao pegar duas boas ondas.

A 16 minutos do término da final olímpica, o brasileiro somava 14.77 contra 5.56 de Igarashi, e praticamente colocou a mão na medalha de ouro. No final, o Italo teve 15.14 contra 6.60 do japonês.

“Eu vim para o Japão como uma frase: diz amém que o ouro vem. Eu treinei muito nos últimos meses e Deus realizou meu sonho, me deu a oportunidade de fazer o que eu amo, de ajudar minha família. Isso sou eu, fui para a água, sem pressão fazendo o que eu amo”, disse Italo, que se emocionou e chorou muito ao lembrar da família. “Eu só queria que minha avó estivesse viva para ver o que eu me tornei”, completou Italo Ferreira, primeiro campeão olímpico do surf.

 

Trajetória até o ouro

Durante todo o torneio olímpico, Ítalo foi o principal nome da competição. O brasileiro escreveu seu nome na história desde o início da disputa. Logo na estreia, Ítalo venceu a primeira bateria e se tornou o primeiro a vencer no surf olímpico.

Nas oitavas superou com autoridade Billy Stairmand, da Nova Zelândia. Depois, nas quartas de final, Ítalo conseguiu 9.73, a maior nota da competição e despachou o japonês  Hiroto Ohhara.

Na semifinal, Ítalo teve um batalha dura contra o australiano Owen Wrigth e só conseguiu a vitória nos minutos finais. Já na final bateu Kanoa Igarashi e ‘vingou’ Gabriel Medina, que havia sido eliminado pelo japonês, com um nota muito contestada. Assim, Italo Ferreira é o primeiro campeão olímpico do surf.


Últimas Notícias