22.7 C
Suva
segunda-feira, 28 abril, 2025
22.7 C
Suva
segunda-feira, 28 abril, 2025

Hang Loose Pro Contest confirmado na Joaquina

* Foto de abre: Praia da Joaquina / Alberto Alves 
O Hang Loose Pro Contest 2016 foi confirmado pela WSL South America para os dias 1 a 6 de novembro e será a última etapa com status QS 6000, antes do encerramento da temporada da World Surf League no Havaí.

O evento retorna à Praia da Joaquina, para celebrar os 30 anos do campeonato de 1986 que trouxe o Circuito Mundial de volta para o Brasil e ficou marcado na história do surfe brasileiro. Era a primeira vez que uma etapa válida pelo título mundial acontecia na Ilha de Santa Catarina e uma multidão superlotou a praia naquela primeira semana de setembro, para assistir grandes estrelas do esporte, ao vivo, em altas ondas de 8-10 pés.

295191_644051_publicojoaquina86_betoissa-copy

“Estou muito orgulhoso de, após 30 anos, retornar à Joaquina para celebrar o Hang Loose Pro Contest, evento que mudou a história do surfe brasileiro”, disse Álfio Lagnado, diretor-presidente da Hang Loose. “Na época, pouco se ouvia do Brasil no cenário do surfe mundial e hoje vamos celebrar aquele evento épico com dois títulos mundiais nas costas (de Gabriel Medina em 2014 e Adriano de Souza em 2015) e o Brasil como uma potência indiscutível e reconhecida do esporte”.

Shaun Tomson no Hang Loose Pro Contest de 1986. Foto: Basilio Ruy
Shaun Tomson no Hang Loose Pro Contest de 1986. Foto: Basilio Ruy

O QS 6000 Hang Loose Pro Contest também marca uma coincidência de datas. O campeonato de 1986 foi realizado após três anos sem competições válidas pelo título mundial no Brasil, pois o último tinha sido em 1982 no Rio de Janeiro. Na época, nenhum brasileiro competia no Circuito Mundial. Isso só veio acontecer em 1988, quando Fábio Gouveia e Teco Padaratz, patrocinados pela Hang Loose, e Piu Pereira, passaram a disputar toda a temporada, desde a Austrália até o Havaí. Agora, é a marca Hang Loose que volta a promover uma etapa do Circuito Mundial, depois de exatos três anos de ausência do calendário internacional, desde o Hang Loose Pro Contest de 2012 em Fernando de Noronha (PE).

Dave Macaulay. Foto: Alberto Alves
Dave Macaulay campeão em 1986. Foto: Alberto Alves

“Convido a todos, especialmente aos que participaram ou assistiram aquela grande festa de 1986, a celebrarem este novo momento histórico na Joaca”, continua Álfio Lagnado, mostrando-se muito satisfeito pela oportunidade do retorno à Praia da Joaquina. “Obrigado à Santa Catarina, à Florianópolis, à WSL South America, ou seja, a todos que batalharam para este evento se tornar realidade. Nos vemos na praia”.

30 ANOS DE HISTÓRIA

Para celebrar os 30 anos, a Hang Loose utilizará a mesma comunicação visual de 1986, com as cores azul turquesa e amarelo ouro predominando em toda a arena. Até o logotipo será o mesmo, para relembrar o evento que aconteceu por 27 anos consecutivos, sendo até hoje o campeonato de surfe mais tradicional da América Latina, chegando a realizar duas etapas na mesma temporada por duas vezes, em 1999 e no ano 2000.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias