26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024
26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024

Governo de SP apresenta ações para fomento do turismo no Litoral Norte

Uma reunião entre o Governo de São Paulo e representantes dos municípios do Litoral Norte na última terça-feira, 28, colocou em pauta ações para retomar o turismo nos locais afetados pela maior chuva que o Brasil já viu.

O secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, apresentou um mapeamento dos impactos causados junto a plano de ação emergencial e abordou temas como crédito turístico para empreendedores e prefeituras locais; recuperação de equipamentos e obras de infraestrutura e promoção do destino.

+ Volta a chover no litoral norte paulista

Além disso, em parceria com a Desenvolve SP, foi disponibilizada linha de crédito de mais de R$ 500 milhões para setores público e privado investirem na recuperação de infraestrutura e empreendimentos da região.

Para micro e pequenos empresários do setor turístico, serão R$ 100 milhões em crédito.

Inclusive, uma plataforma online da Secretaria já oferece apoio gratuito para elaboração de projetos e planos de negócios; orientação ao crédito e consultorias individuais, junto ao Sebrae-SP.

+ Corrente de solidariedade invade Litoral Norte paulista após tragédia sem precedentes

A Secretaria de Turismo e Viagens de SP também se comprometeu a promover os destinos afetados assim que a Defesa Civil, autoridades de meio ambiente e infraestrutura sinalizarem que não há riscos para visitantes e moradores, assim como comércios e serviços locais.

A Secretaria apresentou uma campanha de fomento ao turismo para aquecer a economia local fora de temporada.

Estiveram presentes autoridades das cinco prefeituras, presidentes de conselhos de turismo regionais, representantes de associações do comércio local, de entidade de defesa do consumidor, entidades de apoio à micro e pequenas empresas, de banco público de desenvolvimento e, virtualmente, o secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Pereira.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, abordou a solidariedade das cidades não afetadas, como a própria Ilhabela, que cedeu leitos em seus hospitais e arrecadou mantimentos para a população desalojada.

A secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo, reforçou a ajuda e solidariedade do governador Tarcísio e do secretário Lucena.

O presidente do Consórcio Litoral Norte e prefeito de Bertioga, Caio Matheus, citou a importância de um plano de retomada que leve em conta também as cidades que menos afetadas, como Ilhabela e Bertioga; e o coronel Henguel enfatizou que algumas localidades, como São Sebastião, ainda se encontram em situação delicada, o que requer cuidado na retomada da atividade turística.

Com informações de cultura.uol.com.br

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias