O Gold Coast Pro 2023, primeira etapa do Challenger Series, teve sua abertura oficial na última sexta-feira, em Snapper Rocks, Austrália, com uma apresentação comandada por dançarinos aborígenes da etnia Bundjalung, que deram boas-vindas aos competidores e staff.
A competição, contudo, permanece em espera por conta da falta de ondas no pico: “As ondas continuam pequenas aqui em Snapper Rocks, e simplesmente não há tamanho suficiente para iniciar a competição”, disse Will Hayden-Smith, da WSL. “A previsão favorável continua, então é altamente provável que vejamos um novo swell começar a entrar nas próximas 24 horas e provavelmente começaremos amanhã de manhã.”
Se a previsão confirmar, então o Gold Coast Pro 2023 começará na terça-feira, 9 de maio, às 7h30 (18h30 dessa segunda-feira, no horário de Brasília).
+ Adriano de Souza e Laura Raupp vencem o Circuito Banco do Brasil de Surfe em Garopaba
80 homens e 48 mulheres competirão em seis etapas do CS com o objetivo de conquistar dez e cinco vagas, respectivamente, até outubro, quando ocorre a última e decisiva prova em Saquarema. Nos últimos dois anos, o Brasil garantiu duas das dez vagas no masculino, mas não obteve vaga no feminino. O destaque do time brasileiro é Samuel Pupo, estreante do ano no CT-22, que foi cortado em 2023.
No time feminino, a atenção está em Luana Silva, que fez parte da elite mundial na primeira metade do ano passado, e em Silvana Lima, que se recuperou de uma lesão no joelho e tentará retornar ao CT. Além de Samuel Pupo, o Brasil possui outros surfistas experientes competindo pelas vagas na primeira divisão, incluindo Michael Rodrigues, Jadson André, Alejo Muniz, Deivid Silva e Ian Gouveia, que já foram integrantes do CT. O filho de Fabinho Gouveia, Ian Gouveia, venceu as duas últimas competições no Brasil, incluindo o Dream Tour, o novo Circuito Brasileiro, e o QS 5000 de Saquarema, a principal prova do continente.
O grupo também inclui Edgard Groggia, Mateus Herdy, Lucas Silveira e Wesley Dantas. Além disso, os surfistas do CT podem pedir convites para participar de cada etapa, incluindo Caio Ibelli e Chumbinho em Snapper Rocks. O indonésio Rio Waida e os locais Ryan Callinan, Callun Robson, defensor do título, e Connor O’Leary também estarão presentes para aproveitar as boas ondas da praia mais famosa da Gold Coast australiana. O time brasileiro no CS é completado por Ryan Kainalo, de apenas 17 anos, Léo Casal, que completa 19 anos em junho, e Rafael Teixeira, que ganhou uma oportunidade para chegar ao CT.
Calendário do Challenger Series 2023
06 a 1 de maio: Gold Coast Pro, na Austrália;
17 a 24 de maio: Sydney Surf Pro, na Austrália;
02 a 09 de julho: Ballito Pro, na África do Sul;
29 a 06 de julho: US Open of Surfing, nos Estados Unidos;
01 a 08 de outubro: Ericeira Pro, em Portugal;
14 a 21 de outubro: Saquarema Pro, na Praia de Itaúna.