27 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024
27 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024

Gold Coast implementa programa de etiqueta em picos de surf

Enquanto as ondas quebram perfeitas na Gold Coast da Austrália, uma ação do poder público pretende trazer mais harmonia a uma das regiões mais famosas do mundo do surf. Trata-se do Plano de Gerenciamento de Surfe (SMP) da cidade, um plano único e inovador para tornar mais segura a disputa por ondas nas praias da região, conhecidas por serem as mais crowdeadas do mundo.

Com uma estimativa de 1,7 milhão de surfistas em todo o país, a paixão por pegar ondas está profundamente enraizada na cultura australiana. E quando se trata de surfe, poucos lugares no mundo se comparam à Gold Coast. As praias deslumbrantes e as ondas perfeitas transformaram essa região do sul de Queensland em um atrativo irresistível para surfistas, porém, como muitos lugares populares, a superlotação é um problema que precisa ser encarado de frente. É aqui que entra em cena o Plano de Gerenciamento de Surfe da Gold Coast. Este plano, desenvolvido de forma pioneira pela Reserva Mundial de Surfe (WSR), visa manter a “costa dourada australiana” um local de surfe mais sustentável e seguro.

+ A fantástica história da Ocean Dome, a mega piscina de ondas japonesa que foi à falência

O “Bom Surfista”, um programa educacional que promove etiqueta e segurança no surfe, é apenas uma parte desse plano. As placas informativas espalhadas em locais estratégicos, como Burleigh Point, Currumbin Alley e Snapper Rocks, são uma lembrança constante das regras de ouro que mantêm as ondas fluindo harmoniosamente.

Painéis como esse são espalhados ao longo dos principais picos da região. Foto: Reprodução

Mas o coração do sucesso do surfe na Gold Coast é, sem dúvida, o Surf Management Plan. Este plano abrangente envolve uma série de medidas destinadas a preservar as ondas e garantir a segurança de todos os surfistas, desde os novatos até os profissionais.

O SMP não é apenas uma resposta à superlotação, mas também uma estratégia para proteger o ambiente marinho. Ele visa equilibrar a paixão pelo surfe com a necessidade de preservar a beleza natural que atraiu surfistas para a Costa Dourada por gerações.

Em março de 2023, a prefeitura de Gold Coast renovou o Surf Management Plan por mais cinco anos. Essa ação demonstra um compromisso contínuo com o surfe e com a sustentabilidade, tanto da harmonia no outside, quanto com o meio ambiente marinho.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias