No confronto totalmente brasileiro nas quartas de final do surf masculino nos Jogos Olímpicos Paris 2024, Gabriel Medina superou João Chianca “Chumbinho” e avançou para representar o país nas semifinais em Teahupo’o, no Taiti.
Em meio a ondas com bom tamanho, mas formação bastante irregular, Medina começou de maneira característica, ativo, pegando uma onda logo de cara. E não fez feio: encontrou um tubo, e somou 6.67.
Na sequência, Chumbinho arriscou uma onda de manobra, mas pecou na finalização, caindo no último movimento. Medina deu o troco em seguida, um tubo profundo e difícil, arrancando um 8.10 dos juízes.
Pressionado por um somatório alto de Medina, Chumbinho precisou se arriscar sem a prioridade – ele até encontrou algumas ondas com bom potencial, mas acabava cometendo erros e desperdiçando a oportunidade. João terminou com um somatório de 9.33 contra 14.77 de Medina.
Gabriel Medina agora encara um australiano na semifinal, que pode acontecer já nesta sexta-feira (2), dependendo das condições do mar. E, independentemente de quem vier, será um adversário de respeito: Jack Robinson, atual número três do Circuito Mundial, ou Ethan Ewing, vice-campeão mundial da temporada passada e quinto colocado no ranking atual.
Mais cedo, no surf feminino, Tatiana Weston-Webb e Luana Silva avançaram para as quartas de final. Tati eliminou a americana Caitlin Simmers e Luana venceu Tainá Hinckel em outro duelo 100% brasileiro.
O cronograma completo com o horário local e baterias pode ser conferido no site da Federação Internacional de Surf. A competição pode ser acompanhada no na televisão pelo canal Sportv e, em flashes, na Tv Globo. A CazéTV está transmitindo as disputas de surf ao vivo através de seu canal no YouTube.