Após encerrar sua campanha no Circuito Mundial de Surf (CT) sem garantir vaga no WSL Finals, Gabriel Medina decidiu aproveitar suas férias em Bali, na Indonésia. Em seus stories no Instagram, o tricampeão mundial compartilhou uma foto em que aparece em uma mesa descontraída na pousada Ours Bali, ao lado de amigos e rivais do Tour. Entre eles, destaca-se o americano Cole Houshmand, com quem protagonizou uma das baterias mais marcantes da temporada.
A disputa entre Medina e Houshmand na etapa de Bells Beach, na Austrália, foi marcada por uma das maiores polêmicas de julgamento de 2024. O brasileiro liderava a bateria até os minutos finais, quando o americano conseguiu uma onda que lhe rendeu uma nota controvérsia de 7.47, suficiente para virar a disputa e vencer por 14.27 a 13.77.
Após a eliminação, Medina criticou duramente o julgamento. “Foi o pior julgamento que já passei. Isso é ruim para o esporte. Precisamos falar sobre isso. Não tem como não dizer que não estou chateado, mas também tenho que parabenizar o Cole pela vitória. Errei com a minha prioridade, mas a onda que ele pegou foi uma das menores da bateria”, disse ele na época, em entrevista à WSL.
+ Nathan Florence tenta surfar o Shock na remada
A vitória de Houshmand em Bells, no entanto, não impediu que Medina levasse a melhor em outra ocasião. Na etapa de Saquarema, o brasileiro eliminou o americano, que terminou o evento em 9º lugar. Ao final da temporada, ambos ficaram de fora do WSL Finals, com Houshmand terminando em 15º e Medina na 7ª posição.
Apesar da rivalidade dentro d’água, a amizade entre os dois surfistas é evidente. Em seus stories, Medina também compartilhou uma foto do cabelo de Houshmand, demonstrando a boa relação entre ambos.
Na mesma mesa da pousada em Bali, também estavam presentes o português Frederico Morais, que foi cortado do Tour após Margaret River, o renomado tuberider português Nic Von Rupp e o anfitrião local Betet Merta. A presença desse grupo de casca grossas em Bali, onde o swell está bombando, promete um show de tubos nos próximos dias.
A previsão do Surfline para Uluwatu é promissora, com o auge esperado para o dia 30. Conforme a previsão: “Mais um grande dia à frente, com uma nova ondulação de SSO se misturando com um combo de SW/SSO e muitas ondas sólidas e divertidas na região. Nos principais picos, as ondas podem chegar a duas vezes a altura da cabeça, um pouco menores em outros locais.”
A imagem de Medina relaxando com seus amigos em Bali, após uma temporada intensa e marcada por altos e baixos, demonstra que a rivalidade no surf fica restrita às competições. Fora d’água, a amizade e o respeito entre os atletas prevalecem, mostrando que o esporte vai muito além da busca por títulos e recordes.