22.7 C
Suva
quinta-feira, 21 novembro, 2024
22.7 C
Suva
quinta-feira, 21 novembro, 2024

Morre fundador da Red Bull

Fundador e dono da marca Red Bull, o bilionário austríaco Dietrich Mateschitz morreu na madrugada de sábado (22/10), aos 78 anos de idade. Em nota oficial, publicada no site da Red Bull, a causa da morte não foi informada.

Mateschitz deixa uma fortuna estimada em US$ 27,4 bilhões e um herdeiro, Mark Mateschitz, de 30 anos, que atua como diretor administrativo de uma das empresas de investimentos do pai e é visto como um possível sucessor do grupo Red Bull.

+ Red Bull recapitula alguns dos seus momentos mais extraordinários

A Red Bull anunciou sua morte em seu site dizendo que a tristeza “vai dar lugar à gratidão – gratidão pelo que ele mudou, comoveu, encorajou e tornou possível para tantas pessoas.”

* Atleta voando sobre um vulcão ativo – uma das centenas de ações da marca cuja marca principal parece sempre passar pela transcendência do óbvio com radicalidade. 

Da fundação ao legado

Mateschitz fundou a empresa de energéticos nos anos 80, ao visitar a Tailândia e conhecer o inventor da bebida, Chaleo Yoovidhya.

Na época, ele trabalhava como executivo de marketing da empresa alemã de produtos de consumo Blendax.

Em 1987, ele formou a Red Bull em parceria com o empresário tailandês Chaleo Yoovidhya, tendo participação de 49%. Os sócios pegaram as bebidas doces asiáticas com xarope – então normalmente vendidas em garrafas de vidro marrom – e as animaram com carbonatação e uma atraente lata azul e prata, estampada com o nome da bebida.

E o fundador usou sua inteligência de marketing para conceber a Red Bull e então, através do sucesso dessa bebida, impulsionar o universo das bebidas energéticas no mundo ocidental. Nesse processo, ele também construiu uma fortuna multibilionária.

Red Bull Athletes - Get to know them here

A paixão por adrenalina

O empresário austríaco sempre teve envolvimento nos esportes, incluindo o surf. Atletas brasileiros como Italo Ferreira, Adriano de Souza, Lucas Chumbo, Carlos Burle, Mateus Herdy e Lucas Fink, são patrocinados pela Red Bull.

Na Fórmula 1 a marca de energéticos patrocinou a Sauber entre 1995 e 2004, e a Arrows em 2001 e 2002. Em 2004 fundou a Red Bull Racing, que já venceu 4 títulos de construtores.

Mateschitz também era dono da Red Bull Racing, equipe de automobilismo da categoria NASCAR nos EUA. No futebol, Mateschitz tinha participação em equipes como Red Bull Salzburg, da Áustria, RB Leipzig, da Alemanha, New York Red Bulls, dos Estados Unidos, e do brasileiro Red Bull Bragantino.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias