23.9 C
Suva
segunda-feira, 7 outubro, 2024
23.9 C
Suva
segunda-feira, 7 outubro, 2024

Fotografia feita com inteligência artificial “engana” juízes e vence concurso

Uma fotografia de dois surfistas feita por um estúdio de inteligência artificial com sede em Sydney, ganhou recentemente o primeiro lugar em uma competição fotográfica australiana.

A imagem dos dois surfistas remando no mar à luz do sol (veja abaixo), foi a vencedora do concurso da empresa de eletrônicos DigiDirect.

+ Assista à onda inesquecível de Slater em Pipeline

Então essa empresa anunciou, na semana passada, que uma  “foto de drone” tirada por “Jane Eykes” havia vencido seu concurso de fotos de verão.

Logo após o anúncio, o estúdio Absolutely AI assumiu que havia inserido a imagem sob falsos pretextos, declarando-a “a primeira fotografia premiada gerada por IA do mundo”.

Em comunicado divulgado em sua página no Instagram, assim escreve a Absolutely.AI:

“É uma imagem bonita, mas não é real. É a primeira fotografia premiada gerada por IA do mundo.

Depois de saber que havíamos vencido, fomos honestos com a empresa que administrava a competição e devolvemos o prêmio em dinheiro. Então, por que fizemos isso?

Fizemos isso para provar que estamos em um ponto de virada com a tecnologia de inteligência artificial, passando no teste final. Poderia uma imagem gerada por IA não apenas passar despercebida (nenhuma pessoa que viu a imagem sentiu algo fora do comum), mas também receber o prêmio máximo de um especialista em fotografia?

A resposta é retumbantemente sim.

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Absolutely Ai (@absolutely.ai)

 

Vamos olhar para trás neste tempo como o tempo em que tudo mudou. O gênio saiu da garrafa e não há como voltar atrás à medida que a automação entra em nossas vidas cotidianas.

Entramos no concurso de fotografia usando o nome de Jan van Eycke, o mesmo nome do pintor do século 15, conhecido por criar a obra de arte mais roubada de todos os tempos.

Ou, para ser mais preciso, foi a obra de arte mais roubada… até agora.

Os surfistas à nossa imagem nunca existiram. Nem aquela praia ou trecho de oceano em particular. É composto por uma quantidade infinita de pixels tirados de infinitas fotografias que foram carregadas online ao longo dos anos por qualquer pessoa.

Cada arte de IA tem a capacidade de roubar milhões ou até bilhões de elementos de pinturas, fotos e vídeos para criar algo novo e de tirar o fôlego.

Não é exagero dizer que chegamos ao ponto em que a máquina é agora o artista superior ao homem.

A história pode olhar para trás em nosso pequeno experimento fotográfico como um ponto de virada quando começamos a perceber o novo mundo em que vivemos.

É por isso que intitulamos nosso controverso vencedor do prêmio.”

No momento da publicação, a DigiDirect não havia divulgado uma declaração sobre a validade da imagem vencedora.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias