[youtube https://www.youtube.com/watch?v=79kqabOMa4Q]

por broou

Abriu nesta quarta-feira a janela para a primeira etapa da WSL em 2016, na Gold Coast – 10 a 21 de Março – que pelo fuso, a Austrália está um dia à frente.

Depois de uma semana de ótimos tubos na super crowdeada Snapper Rocks, devido da passagem do Ciclone Winston em Fiji, a previsão para os próximos dias não é lá muito promissora. Agora, condições estáveis devido a um swell formado por ventos alísios podem ficar abaixo das expectativas para o início do campeonato. Hoje, no primeiro call do evento, a WSL chegou a olhar o pico D-Bah, ao lado de Snapper – a competição está em stand by e uma nova chamada acontece nesta quarta (9), às 22:30 (BRT). 

Quinta-feira (Austrália): O swell atuante tem baixo período (8 segundos) e a altura de onda em mar aberto é de 1.4m de leste. O sistema de alta pressão localizado sobre o Mar da Tasmania, junto com o sistema de baixa pressão ao norte da Nova Caledônia, mantém a pista de vento constante com ventos leste de 35 km/h. As melhores condições de vento são esperadas no começo da manhã, devido à brisa fraca de sul. Já ao longo do dia o vento se intensifica e se mantém perto dos 20 km/h. Embora as condições não sejam ruins, as chances do evento começarem são / foram baixas.

 

WAVE_HS_gold coast .2016031018Z

Sexta-feira: O mesmo swell ganha um pouco de altura chegando à 1.6m, mas os ventos alísios constantes de 20 km/h mantem as condições médias. O céu coberto de nuvens e 50% chances de chuva. As previsões para a abertura do CT 2016 continuam fracas, que provavelmente não apresentar algumas melhoras durante o final de semana.

WAVE_HS_gold coast .2016031118Z

Sábado: A previsão mostra condições regulares com 1.5m de swell e ventos de leste-sudeste/sudoeste com intensidade máxima de 25 km/h. Uma reagida nas condições deve ocorrer entre sábado à tarde e domingo de manhã, onde o aumento do vento offshore (próximo à Nova Caledônia) entre 35-45 km/h concentra e amplifica a energia do swell, podendo alcançar séries de até 1.8m.

WAVE_HS_gold coast .2016031218Z

Domingo: O swell ganha energia e pode chegar à 1.8m, melhorando as condições de surf. O vento se mantém próximo aos 30 km/h e o tempo continua nublado e com chances de chuva. O campeonato já pode estar rolando, mas a promessa de ventos desfavoráveis na segunda pode adiar a competição mais uma vez.

Segunda-feira: Ventos fracos de SE e o swell mantendo o mesmo tamanho de Domingo. Provavelmente a melhor condição dos próximos dias.

WAVE_HS_gold coast .2016031318Z

Apesar de bastante distante e com baixa confiança, a previsão de longo termo não mostra nenhuma mudança muito significativa no tempo e nas condições de surf para a primeira metade da semana que vem.

Como as condições se mantêm parecidas ao longo dos próximos dias, também é possível que a organização decida iniciar o campeonato a qualquer melhora local das condições de surf.

Continuaremos monitorando as mudanças nos modelos para as próximas rodadas, e você pode acompanhar tudo isso checando a previsão no broou.app. Mais aqui.

Na próxima atualização de forecast para a HARDCORE, vamos analisar o pico de D-Bah.