São apenas 39 segundos de vídeo, mas é o suficiente para trazer de volta horas de memórias de quem acompanhou a carreira de Mark “Occy” Occhilupo e pôde observá-lo ao vivo e/ou nos muitos filmes que estrelou. O “Touro Indomável”, como foi apelidado, se tornou um dos maiores nomes da história do surf em grande parte pela maneira como rasgava as ondas, sempre cravando a borda ao máximo em suas manobras de power surfing. Nessas imagens capturadas recentemente em Duranbah, na Austrália, é possível constatar que a fúria de Occy continua viva.
+O dia em que Occy mudou o surf para sempre
Aos 57 anos de idade, sete filhos e uns tantos quilos a mais, o campeão mundial de 1999, foi flagrado surfando em um dos seus picos preferidos na Gold Coast, onde reside, exibindo a mesma linha de ataque poderosa e precisa de quando estava no seu auge. É um surf básico, sem firulas, que enche os olhos de quem vê. Especialmente quando surfava ondas cavadas e fortes de backside, como é o caso nessas imagens de agora, Occy era imbatível na sua maneira de encarar o lip sem dó, deixando sulcos profundos na trajetória de sua prancha.
Dá gosto ver que Occy continua com sua leitura de onda em dia e não alivia na hora de enterrar as quilhas na água com força total. Onde os surfistas do Tour Mundial provavelmente estariam vendo uma rampa para decolar, ele enxerga uma tela à espera de uma pincelada magistral. Não se trata de saudosismo. Apreciar imagens de um estilo de surfar que deixou de ser praticado pela elite é uma maneira saudável de reverenciar a história do esporte. E também de entender melhor a linha evolutiva que trouxe o surf até o patamar de alta performance atual. Os melhores surfistas de hoje em dia com certeza continuam buscando em Occy inspiração para aqueles momentos em que a onda pede para ser retalhada de ponta a ponta.