Nesta segunda-feira (29), Filipe Toledo foi eliminado das disputas olímpicas em Teahupo’o, Taiti, após ser derrotado pelo japonês Reo Inaba em condições de mar desafiadoras, com séries ultrapassando os 10 pés. Com a saída de Toledo, o sonho de uma final 100% brasileira no Taiti se desfez, já que Gabriel Medina e João Chianca, os dois outros representantes do Brasil na competição, estão no mesmo lado do chaveamento e poderão se enfrentar nas quartas de final.
Ao contrário da repescagem, o mar ganhou tamanho e força nesta segunda-feira. Tanto Filipe quanto seu adversário japonês enfrentaram grandes dificuldades, quebrando suas pranchas ao meio durante a bateria. Inaba arriscou mais, conseguindo dropar pelo menos três ondas e completando duas. Por outro lado, Filipe Toledo teve dificuldade para se encontrar nas ondas pesadas, sendo muitas vezes engolido pelo tubo ou optando por ondas sem potencial para boas manobras. Toledo foi eliminado com um somatório de apenas 2,46 pontos, contra 6,00 de Inaba.
+ ‘Sonho olímpico’ se transforma em frustração para taitianos e turistas
+ Cruzeiro de luxo acomoda delegações olímpicas de menor orçamento em Teahupo’o 2024
Reo Inaba, de 27 anos, participa de competições chanceladas pela World Surf League (WSL) desde 2012, mas nunca esteve na elite do surfe mundial. Seu melhor resultado foi terminar na 59ª colocação do Challenger Series de 2022. Em contraste, Filipe Toledo, que compete desde os 17 anos, é o atual bicampeão mundial.
Com a vitória, Inaba avança para as quartas de final, onde enfrentará o peruano Alonso Correa, que eliminou o sul-africano Jordy Smith na primeira bateria do dia. Correa mostrou excelente escolha de ondas e execução, vencendo Smith com um somatório de 15,00 a 6,83.
As oitavas de final do surfe masculino ocorrem hoje, e o Brasil ainda tem dois representantes na disputa: Gabriel Medina e João Chianca. A torcida brasileira espera que os dois avancem para manter viva a chance de uma medalha olímpica para o país.
O cronograma completo com o horário local e baterias pode ser conferido no site da Federação Internacional de Surf. A competição pode ser acompanhada no na televisão pelo canal Sportv e, em flashes, na Tv Globo. A CazéTV está transmitindo as disputas de surf ao vivo através de seu canal no YouTube.