Segundo os especialistas do Projeto Baleia Jubarte, o filhote era uma fêmea que nasceu nessa temporada na região e ainda possuía pouco tempo de vida

Por Redação HC

Uma recém-nascida baleia jubarte ainda com seu umbigo em cicatrização foi encontrada morta na praia de Trancoso, Porto Seguro, Bahia, nesta última quarta-feira (12/9). As causas da morte do animal ainda estão sendo estudadas pelo grupo de biólogos do Projeto Baleia Jubarte.

Umbigo da jovem baleia jubarte ainda não havia cicatrizado o que indica que o animal ainda possuía pouco tempo de vida (Foto: Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro)

Para conservar o filhote em perfeito estado, uma equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) de Porto Seguro e o 8ª Batalhão da Polícia Militar foram acionados para manter a integridade do corpo do animal. Os biólogos do Baleia Jubarte já colheram amostras do filhote para a realização da autópsia.

De acordo com Hernani Ramos, médico veterinário do Projeto Baleia Jubarte, a baleia fêmea pesava cerca de uma tonelada e nota-se que era um animal muito jovem, já que a cicatriz de seu cordão umbilical ainda estava em processo generativo.

Hernani também explicou que os encalhes estão acontecendo por causa de uma mudança nas correntes oceânicas da região entre Canavieiras e Porto Seguro e, por isso, animais adoecidos ou carcaças dos que morreram em alto-mar começam a aparecer na região. Ainda segundo o biólogo, outras duas baleias encalharam em praias na costa da Bahia.

VEJA TAMBÉM:
– TARTARUGA É ENCONTRADA ENROSCADA EM PACOTES DE COCAÍNA ESTIMADOS EM US$53 MILHÕES
CARNE DE BALEIA ENCALHADA EM SALVADOR É CONSUMIDA POR MORADORES QUE IGNORAM AVISO
– MORADORES DE PRAIA NOS EUA QUEREM FOCAS COMO “ISCA” PARA EVITAR ATAQUES DE TUBARÃO