28.7 C
Suva
terça-feira, 26 novembro, 2024
28.7 C
Suva
terça-feira, 26 novembro, 2024

Festival em Portugal pretende bater recorde com mais de 500 surfistas na mesma onda

O Norte Surf Fest, que será realizado nas praias Internacional (Porto) e de Matosinhos (Matosinhos), em Portugal, nos dias 27 e 28 de setembro, busca quebrar um recorde mundial: reunir mais de 500 surfistas deslizando na mesma onda ao mesmo tempo. O evento, que já mobiliza surfistas locais e internacionais, pretende superar a marca atual de 110 participantes, estabelecida na Cidade do Cabo, África do Sul, em 2009.

Mas o festival vai além da busca por um novo recorde. Com uma programação diversificada, o Norte Surf Fest oferecerá palestras, exibições de filmes e encontros com grandes nomes do surf.

As Surf Talks, que acontecem no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e no Forte de São Francisco Xavier, trarão temas como inovação, sustentabilidade e tecnologia no surf. Entre os palestrantes, estão o jornalista brasileiro Júlio Adler, além de outros nomes, como o surfista português João Guedes, a médica e pesquisadora em biometria, Liliana Mendonça, e Pedro Almeida, oceanógrafo do projeto BigWaveTracker, oceanógrafo e cientista integrante do projeto BigWaveTracker, um sistema que utiliza várias câmaras de vídeo para medir as ondas gigantes da Nazaré de uma forma inovadora.

Outro atrativo do evento será a exibição de dois documentários dirigidos por Sam George, ex-surfista profissional e cineasta. O primeiro, “Hawaiian: The Legend of Eddie Aikau”, que venceu um Emmy, narra a história do lendário surfista havaiano Eddie Aikau. O segundo, “The Lost Wave: An African Surf Story”, conta a busca por uma antiga cultura de surf na África. As exibições acontecem no dia 28 de setembro, no Terminal de Cruzeiros, com entrada gratuita e a presença do diretor.

Além disso, o festival apresentará as “Conversas à Nortada”, encontros que celebram o legado do surf no norte de Portugal. Esses bate-papos contarão com a participação de surfistas veteranos e jovens talentos, como Rui Homem Ribeiro, Tó Mané e Sebastião Furtado. O objetivo é conectar diferentes gerações de surfistas e homenagear os pioneiros da região.

Por fim, o Fórum Oceano realizará um evento paralelo, voltado para startups e investidores das áreas de turismo de surf e preservação ambiental. Essa iniciativa visa impulsionar projetos inovadores ligados à economia azul.

O Norte Surf Fest é gratuito e aberto ao público, exceto pelas Surf Talks, que têm ingressos à venda que variam entre 48€ (bilhete diário) e 64€ (passe geral). O evento é uma iniciativa da Associação de Escolas de Surf de Portugal, com apoio do Turismo de Portugal e das prefeituras locais, além de vários patrocinadores e entidades do setor.

+ Afogamento no surf: saiba prevenir e socorrer

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias