O III Festival de Curtas do Lagoa Surfe Arte, maior festival de cultura surfe do Brasil e único no país com exibição de filmes em sala de cinema, premiou os filmes vencedores da edição 2018 durante o Sunset – Festa de Premiação, que aconteceu no dia 14 de Outubro na Barra da Lagoa, em Florianópolis.
Divididas entre Premiação Principal e Premiação Técnica, as categorias premiadas foram Melhor Curta Metragem e Melhor Curta Metragem Catarinense indicados pelo Público, Melhor Curta Metragem e Melhor Curta Metragem Catarinense indicados pelo júri, Prêmio Especial do Júri, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Trilha e Melhor Videoclipe. O filme vencedor na categoria Melhor Curta Metragem Catarinense, escolha do Júri, será exibido também na 7ª Edição do SAL | Surf at Lisbon Film Fest, realizado em Portugal na primeira semana de Novembro.
Confira os premiados:
Melhor Fotografia: Empties, de Nuno Filipe Silva Dias (Portugal)
Melhor Roteiro: Las Shapers, de Camila Saldarriaga (EUA)
Melhor Trilha: Nausicaa, de Luca Merli (Itália)
Melhor Videoclipe: It Was a Good Year, de Bruno Zanin (Brasil/SC)
Melhor Edição: Nausicaa, de Luca Merli (Itália)
Melhor Direção: Tábua Santista, de Roberta Caprile e Junior Faria (Brasil/SP)
Melhor Curta Metragem – Escolha do Júri: Pedro’s Bay, de Eddie Obrand (EUA)
Melhor Curta Metragem – Escolha do Público: Tábua Santista, de Roberta Caprile e Junior Faria (Brasil/SP)
Melhor Curta Metragem Catarinense – Escolha do Júri: Tudo a ganhar, de Bruno Tessari (Brasil/SC)
Melhor Curta Metragem Catarinense – Escolha do Público: Nowhere is Somewhere, de Bruno Zanin (Brasil/SC)
Prêmio Especial do Júri: Introducing the Super Stoked Surf Mamas of Pleasure Point, de Elizabeth Pepin Silva e Paul Ferraris (EUA)
Este ano, foram recebidas 62 inscrições, com curtas dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Sergipe e Pará; além dos estrangeiros vindos dos Estados Unidos, França, Espanha, Austrália, Portugal, Itália e Eslovênia. Do total de inscritos, 38 foram selecionados e exibidos entre os dias 9 e 12 de Outubro no Cinema do CIC, onde aconteceu ainda a 4ª Mostra de Cinema Surfe, com premiere brasileira do francês Vague à L´Âme e do suíço Blue Road.
O júri, sempre formado por profissionais experientes e reconhecidos nacional ou internacionalmente no universo do surfe e da produção cinematográfica, em 2018 contou com Marilha Naccari, Cinema Unisul; Ricardo Gonçalves, S.A.L (Surf At Lisbon); Raphael Tognini, Flamboiar; Rafael Papa, Soul Filmes; e Alex Miranda, Trator Filmes.