Publicidade:

Feridas com corais: o que fazer quando machucar no surf

Surfar os melhores reefbreaks do planeta requer atenção não só com os tubos, mas com os corais afiados que disparam veneno ao serem tocados e podem causar feridas. Além disso, as bactérias que ficam nos corais e o carbonato de cálcio presente no esqueleto deles dificultam a cicatrização do ferimento. Como consequência, o veneno pode comprometer a musculatura, com sintoma similar à cãibra, e, nos piores casos, atingir o coração.

“Grandes quantidades de veneno podem até matar, o que não é raro de se ver na região do Indo-Pacífico”, afirma Vidal Haddad, professor de dermatologia da Unesp.

Leia mais

+ V-Reef: o projeto de reef artificial que se adapta a qualquer swell

+ “Qual prancha comprar? O que fazer com a prancha mágica?” Jamie O’Brien responde

+ Sete praias para você aprender a surfar

Caso se machuque nos reefs, o tratamento começa logo dentro do mar. A dor pode ser amenizada se a água estiver gelada. Quando sair do mar, o correto é passar vinagre na região do ferimento, porque, ao contrário da água doce, ele evita o disparo de nematocistos, que são tóxicos – e, ao contrário das tradições polinésias, o limão não é o mais indicado para limpar o ferimento.

Depois disso, escove e lave com água doce e sabão até retirar os pedaços de coral e carbonato de cálcio, que facilitam a entrada de bactérias. A pomada antibiótica Nebacetin pode ser aplicada na região se o corte for superficial – neste caso você pode voltar a surfar em até dois dias.

Se o corte for extenso ou ocorrer perfurações profundas, é necessário parar de surfar e tomar um antibiótico via oral e manter todos os cuidados na limpeza do ferimento. Ou seja: “tchau, surftrip”. Haddad explica que “não se deve surfar caso a vermelhidão ou o inchaço local aumente nos dois dias seguintes”. Isso é um indício de infecção, assim como secreções de pus.

Em lesões superficiais, um dia sem surfar é o suficiente. A pomada antibiótica Nebacetin deve ser passada após o tratamento, porque os elementos bacitracina e a neomicina inibem a proliferação das bactérias.

Resumindo o que fazer em caso de feridas com corais:

1) Amenize a dor mantendo a região afetada dentro da água.

2) Passe vinagre no ferimento logo que sair da água para evitar uma infecção maior.

3) Escove e lave com sabão e água doce até retirar os pedaços de coral e a poeira do carbonato de cálcio.

4) Não é necessário fazer um curativo. Depois de limpar, mantenha o ferimento aberto e evite movimentos bruscos.

5) Consulte um médico o quanto antes para saber que pomada passar ou, se o ferimento for mais grave, como tratar e que antibiótico tomar.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias