PSdHTKvOp-Q

Vídeo de bastidores de J-Bay do Feelog, de Felipe Marcondes, mostra de perto e sem filtros as cenas do domínio brasileiro na etapa da África do Sul

Por Fernando Guimarães

Termina a final de J-Bay 2019, não apenas com a primeira vitória de um goofy em 35 anos como uma inédita final entre dois surfistas que vão de costas pra legendária direita. Enquanto aguardam a chamada ao palco, os dois finalistas conversam. Eles são amigos, se conhecem há um bom tempo. São do mesmo país e falam a mesma língua: português-brasileiro.

2018 foi um ano chocante para quem acompanha o surfe competitivo, com as 9 vitórias brasileiras em 11 etapas e três brasileiros no top 4 (incluindo o campeão). Ainda assim, uma cena como essa, descrita acima, continua surpreendendo. Por enquanto, talvez a gente ainda olhe com naturalidade, afinal não é novidade pra ninguém que Italo Ferreira e Gabriel Medina são dois dos melhores surfistas do mundo.

Mas o olhar em retrospecto dá uma dimensão maior a essa cena, que na verdade parece normal, corriqueira, apenas mais um momento.

Pense em 10, 20, 30 anos atrás. Quem eram os protagonistas do surfe competitivo, o que eles falavam, em que língua, e pra quem.

Hoje, na melhor direita do mundo, em um de seus dias grandes, realmente grandes, os dois finalistas incontestes, conversam amenidades em português. Na verdade, isso até já aconteceu: em 2017, na final entre Filipe Toledo e Frederico Morais. Mas o próprio fato de Filipe não estar nessa decisão de 2019 (e os outros dois finalistas serem brasileiros) apenas engrandece o momento.

Temos que agradecer ao grande trabalho de Felipe Marcondes, funcionário da WSL que por acaso ou não descobriu com a câmera na mão a melhor cobertura de bastidores do circuito (não cansaremos de dizer).

Graças a ele (e seu canal, o Feelog), foi filmada essa conversa, que ninguém mais devia estar entendendo. Essa e muitas outras, muitos outros grandes momentos, como o campeão mundial Adriano de Souza comentando a bateria final entre Italo e Medina. Nós entendemos e apreciamos.

Veja também:
O melhor de John John Florence em 1 minuto de vídeo – assista
Nike está interessada em vender a Hurley, diz jornal