Publicidade:

Alongamento pré surf é necessário?

Muito tempo atrás, a maioria dos esportistas, incluindo os do surf, realizavam alongamento como parte do aquecimento com o intuito de prevenir lesões. Alguns fisioterapeutas desportivos, e eu me incluo nessa categoria, costumavam realizar baterias de alongamentos para os atletas antes dos treinos.

Porém, como tudo na área da saúde muda constantemente, a literatura atual sugere que o alongamento não apresenta vantagem significativa para esportistas como corredores de longas distâncias e alguns surfistas  — e nem previne lesões.

Leia mais

+ Dicas essenciais para prevenir lesões e fortalecer o corpo e a mente

+ Lesões no surf: Os machucados mais comuns do esporte

Segundo alguns artigos, os movimentos antes do exercício podem até reduzir a performance e a economia por meio da diminuição da rigidez e da energia elástica potencial dos músculos e tendões. Ou seja, ocorre um afrouxamento dos músculos e dos tendões devido ao alongamento, causando uma função neurológica alterada ou prejudicada da musculatura ativa.

Portanto pode-se concluir que ele não é vantajoso para certos tipos de surfistas em relação à melhora do desempenho ou prevenção de lesões.

Alongamento no surf

Entretanto, isso não significa que os surfistas devem abolir o alongamento dos treinamentos! Existem sim benefícios na atividade. Vou mostrar um raciocínio clínico que vejo muito na minha prática: o surfista vive lesionando os músculos posteriores de coxa, pode ser, entre outros fatores, devido a um encurtamento dos músculos flexores de quadril (aqueles que elevam a coxa do chão).

Esse encurtamento pode fazer com que a bacia incline excessivamente para frente, causando tração exagerada nos músculos posteriores da coxa, que acabam sendo estirados durante a prática do surf.

Portanto, nesse caso, sessões de alongamento dos músculos flexores do quadril seriam benéficas. Para diagnosticar esse tipo de problema, é preciso realizar uma avaliação específica com um especialista para que o profissional possa orientar quais tipos de alongamentos devem ser feito.

* Andreia Miana (@andreiamiana) é gestora do Laboratório de Performance do Movimento e fisioterapeuta da reabilitação do Vita (@vita.org.br). Coordenadora de ensino do Instituto Vita (@institutovita). Aprimoramento no laboratório de biomecânica do HSS, Estados Unidos, especialista em Ciências do Treinamento Desportivo pela Unicamp e em Fisioterapia Desportiva pela UNESP. É mestre em Biomecânica do Movimento pela Unicamp.


Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias