22.3 C
Hale‘iwa
quarta-feira, 13 março, 2024
22.3 C
Hale‘iwa
quarta-feira, 13 março, 2024

Fãs de tubarões brancos criam aplicativo para localizar os predadores em tempo real

O Sharktivity App funciona por meio de reports de pesquisadores e outros colaboradores responsáveis por monitorar os tubarões brancos do Atlântico

Por Redação HC

Um aplicativo para celular se tornou febre entre os fãs de tubarões brancos ao redor do mundo. O Sharktivity App, desenvolvido pela Divisão de Pesca Marítima de Massachusetts, o Cape Cod National Seashore e por outros pesquisadores norte-americanos foi criado primeiramente com o intuito de alertar as pessoas sobre a presença de tubarões-brancos nas costas do Atlântico, mas os usos do aplicativo acabaram se desdobrando para um público específico: os fãs de tubarões-brancos.

A usuário do Sharktivity App, Sue Koeszela, deu uma entrevista ao portal Mass Live no qual explica que viajou 800 quilômetros até Cape Cod só porque um report de tubarão-branco havia sido emitido. “Nunca vi um grande tubarão branco, então acho que é daí que vem o fascínio. Perder uma oportunidade dessas seria algo devastador”, conta Koeszela.

Alertas do Sharktivity App são feitos por colaboradores e pesquisadores ao redor do mundo que circulam pelo Oceano Atlântico em busca de tubarões brancos (Foto: Divulgação/ Sharktivity App)

E há números que indicam que os fãs de tubarão estão crescendo ao redor do mundo. O Sharktivity App levantou dados do crescimento de downloads de seu aplicativo desde seu lançamento em 2016 e os downloads em 2019 alcançaram o número de 210.000 usuários, número que igualou o resultados dos três primeiros anos de atividade do app.

“Houve uma real obsessão pelos tubarões que realmente atraiu mais pessoas do que as afugentou”, disse Wendy Northcross, CEO da Câmara de Comércio de Cape Cod. “As pessoas meio que têm essa enorme curiosidade. As perguntas mais frequentes aqui são: “Onde podemos ver os tubarões?”, ressalta.

As colaborações de pesquisadores no Sharktivity aumentam a cada ano. Recentemente, sensores de calor e GPS foram imputados no corpo de tubarões para que os animais possam ser localizados mais facilmente, ajudando a manter a segurança das praias, além de incentivar agências de expedição marinha no turismo.

VEJA TAMBÉM:
– TARTARUGA É ENCONTRADA ENROSCADA EM PACOTES DE COCAÍNA ESTIMADOS EM US$53 MILHÕES
CARNE DE BALEIA ENCALHADA EM SALVADOR É CONSUMIDA POR MORADORES QUE IGNORAM AVISO
– MORADORES DE PRAIA NOS EUA QUEREM FOCAS COMO “ISCA” PARA EVITAR ATAQUES DE TUBARÃO

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias