21.5 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 14 março, 2024
21.5 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 14 março, 2024

Fanning e Mineiro caem; Medina e Filipe dão show em Portugal

Neste domingo (25), o Moche Rip Curl Pro Portugal teve os dois principais concorrentes ao título do World Tour 2015 eliminados no Round 3 da competição. Primeiro a cair na água, Mick Fanning perdeu para o local Frederico Morais na sexta bateria do dia. Na sequência, Adriano de Souza caiu diante do também local Vasco Ribeiro.

A notícia é boa para Filipe Toledo e Gabriel Medina, que ocupam, respectivamente, o sexto e o quinto lugar no ranking do World Tour. Filipinho já avançou no Round 4 e Medina ainda disputará sua bateria pelo Round em questão. Além disso, tanto Owen Wright – em terceiro no ranking – quanto Julian Wilson – em quarto – já foram despachados da etapa em Supertubos, a décima do WT.

Com Fanning e Mineiro eliminados, Medina pode alcançar topo do ranking caso vença em Peniche | Crédito: WSL / Poullenot
Com Fanning e Mineiro eliminados, Medina pode alcançar topo do ranking caso vença em Peniche | Crédito: WSL / Poullenot

Se antes as chances de Filipinho e Medina se reduziam a conjecturas de probabilidades matemáticas, agora a situação fica diferente: essa pode ser a etapa de ouro para escalarem rumo ao topo do ranking.

O atual campeão mundial depende apenas de si para alcançar a liderança do ranking. Para tanto, ele precisa ser campeão em Portugal. Quanto a Filipinho, que já está nas quartas de final do evento, caso o surfista vença a competição, saltará da sexta para a segunda colocação no ranking.

Assista abaixo aos highlights do domingo no Moche Rip Curl Pro Portugal:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=TGqq0JZwyOU&w=560&h=315]

FANNING E MINEIRO DE FORA 

Na sexta bateria do dia, o australiano Mick Fanning enfrentou o português Frederico Morais. O local do pico já começou dizendo a que veio: pegou uma boa direita, acelerou, e emplacou uma sequência de manobras para somar a nota mais alta do confronto – 9.13 pontos. Mick respondeu à altura, com um 8.40 depois de uma direita bem trabalhada até o final; pouco tempo depois, Morais arrematou o confronto com 6.90 – contra insuficientes 6 de Fanning – para levar a melhor na bateria com 16.03 contra 14.40 de Mick.

Na bateria seguinte, Mineiro tinha a chance da vida. Fanning, seu principal adversário ao título, havia acabado de cair no Round 3, deixando o caminho livre para o brasileiro. Mineiro abriu bem a bateria; encaixou um aéreo em uma direita – 5.77 – mas Vasco Ribeiro não queria saber de conversa e respondeu com 5.93. Mineiro pegou mais uma direita, manobrou até a espuma – 6.03 – e na sequência Vasco achou uma boa esquerda e emplacou três patadas na face da onda para arrematar 8.43 o confronto com 14.16 contra 11.80 de Mineiro.

SHOW DE FILIPE TOLEDO

Filipe Toledo começou o R4 embalado: tirou 9,23 e 9,77 em suas duas primeiras e mandar Kolohe e Brett pra repescagem | Crédito: WSL / Kirstin
Filipe Toledo começou o R4 embalado: tirou 9,23 e 9,77 em suas duas primeiras e mandar Kolohe e Brett pra repescagem | Crédito: WSL / Kirstin

Filipe Toledo já surfou pelo Round 4  – e está com passaporte carimbado para as quartas de final. Em bateria contra Kolohe Andino e Brett Simpson, Filipinho entubou e saiu clean, emendando uma batida no final da onda – 9.23. E não perdeu tempo: na sequência, mandou um aéreo full rotation – 9.77, deixando Kolohe e Brett em combinação. Brett ficou na cola de Filipinho durante boa parte do confronto até Kolohe sacar um 10 (ele já tinha 8 pontos) e somar 18 pontos contra os 19 de Filipinho.

No Round 3, Filipe Toledo abriu as disputas do contra Mason Ho. O brasileiro não deu menor chance para o havaiano, que se despediu do evento em combinação. Em sua quinta onda, o local de Ubatuba sacou um belo aéreo – 7.60 – de frontside e pouco tempo depois arrematou o confronto com 7.10. Mason não achou as ondas; terminou a disputa com 1.43 e 1.33, somando 2.43 contra 14.70 de Filipinho.

A VIRADA ESPETACULAR DE MEDINA CONTRA IBELLI

Gabriel Medina, que virou a bateria no R3 contra Ibelli nos minutos finais | Crédito: WSL / Poullenot
Gabriel Medina, que virou a bateria no R3 contra Ibelli nos minutos finais | Crédito: WSL / Poullenot

Em duelo verde e amarelo, Gabriel Medina caiu n’água na décima segunda bateria do Round 3 contra Caio Ibelli. E protagonizou uma virada espetacular nos minutos finais do confronto. Em sua terceira onda, Medina sacou um 8.17 com um aéreo. A resposta de Caio demorou e chegou com 6.10 pontos após uma direita. Embalado, pouco tempo depois Ibelli achou um ótimo tubo para a direita, saiu na baforada e comemorou. Arrancara 9.17 – somando 15.87 e liderando a bateria. Tudo parecia perdido para Medina, que somava 6.73 e 8.17 – 14.90 no total. Até que o surfista achou  “a onda premiada” e não desperdiçou a chance: acelerou de backside para completar com perfeição um aéreo insano e bater no peito em comemoração. Arrancou 9.50 e virou a mesa contra Caio com o total de 17.67 pontos.

Assista abaixo, em detalhes, à bateria de Medina contra Ibelli:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=5dnEm_70QyA]


ÍTALO FERREIRA TAMBÉM SEGUE NA DISPUTA

 

Na décima bateria, Ítalo Ferreira foi para cima do neozelandês Ricardo Christie. Com backside afiado, sacou 5.50 depois de duas pauladas e depois, também de backside, acelerou em uma direita para voar muito alto e somar 8.67. Com a somatória, passou sem dificuldades por Ricardo, que somou 6.67 e 6.17 pontos.

Vitorioso no R3, Ítalo Ferreira agora enfrente Michel Bourez e Gabriel Medina na última bateria do R4 em Peniche | Crédito: WSL / Kirstin
Vitorioso no R3, Ítalo Ferreira agora enfrente Michel Bourez e Gabriel Medina na última bateria do R4 em Peniche | Crédito: WSL / Kirstin

PRÓXIMA CHAMADA

O domingo terminou em Peniche com as duas últimas baterias do Round 4 finalizadas. Assim que a competição for retomada, Vasco Ribeiro, Keanu Asing e Jeremy Flores se enfrentam pelo terceiro confronto. Na quarta e última bateria, entram n’água e Ítalo Ferreira, Michel Bourez e Gabriel Medina.

A próxima chamada acontece amanhã (26), às 5h (BRT).

Acompanhe as atualizações em www.hardcore.com.br.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias