23 C
Papeete
quarta-feira, 22 maio, 2024
23 C
Papeete
quarta-feira, 22 maio, 2024

Europa X Brasil: Tiago Pires traz equipe europeia para o Hang Loose Surf Attack

Ex competidor da elite do surf mundial da WSL, o português Tiago Pires está trazendo ao Brasil alguns dos principais atletas juniores do surf europeu para competirem na segunda etapa do Hang Loose Surf Attack 2023, um dos mais importantes circuitos de categorias de base do Brasil.

“Saca”, como também é conhecido o surfista português, é criador e um dos gestores do projeto Surf For Tomorrow, da EDP, uma das maiores empresas do setor elétrico, patrocinador da etapa do Hang Loose Surf Attack, anunciada para rolar entre os dias 21 a 23, na praia de Camburi, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo e válida pelo ranking paulista deste ano.

+ Competição feminina começa no Corona Open J-Bay 2023

Essa oportunidade do time da EDP de competir num campeonato como o Surf Attack no Brasil é única. Nós já vínhamos pensando nesta hipótese há muito tempo, desde que começamos a trabalhar neste projeto, queríamos que os nossos surfistas conseguissem ter uma experiência de competição no Brasil. É bastante difícil conseguir competições internacionais, por eles serem muito novos, e eles não correm o QS, mas estamos sempre à procura de oportunidades assim”, relata Pires.

Janire Gonzalez Etxabarri. Foto: oto Masurel

O português acredita que o Brasil é um dos países mais promissores na modalidade surf e o circuito Hang Loose é uma referência para a nova geração do mundo, circuito que revelou Gabriel Medina, Adriano de Souza e o atual campeão mundial Filipe Toledo.

Tiago traz para as disputas, segundo ele, os melhores talentos europeus que hoje integram o time da EDP. Representando a equipe Masculina estão Kai Odriozola, que disputará na Sub 18 e Matias Canhoto e Hans Odriozola, na Sub 16, dois irmãos do País Basco apontados como promessas no esporte.

Kai é o mais velho com 17 anos, é destaque na nova geração do surf europeu e detentor de vários títulos juniores dentro e fora da Espanha, sendo o mais recente o primeiro lugar no campeonato sub-18, com a medalha de ouro, em representação da seleção da Espanha. Hans, com apenas 15 anos e, desde os 13 na equipe, também é uma promessa para o futuro do surf na Europa.

Tiago Pires
Matias Canhoto. Foto: Divulgação

Outra promessa que faz parte do time da EDP é o português Matias Canhoto, 15 anos, local do Peniche que vem se destacando como um dos melhores surfistas da sua geração em Portugal. Matias coleciona vários títulos para a sua categoria, incluindo o de campeão português sub-16, sub-14, sub-12 e sub-10.

No Feminino, competem no Hang Loose Surf Attack 2023, na etapa de Camburi, na Sub 18, Janire Gonzalez Etxbarri e Maria Salgado. Janire é de Zumaia, Espanha, no País Basco, e tricampeã europeia júnior e Maria Salgado, surfista de Santa Cruz, é a atual vice-campeã portuguesa de surf e considerada uma das grandes esperanças do surf feminino Português.

O projeto EDP Surf For Tomorrow foi lançado em 2021, com a intenção de projetar novos talentos no surf na Europa, na categoria de base, para a promoção dos atletas ao circuito mundial. E tem como treinador Zé Seabra.

A segunda etapa do Hang Loose Surf Attack 2023 é apresentada pela EDP com os patrocínios da Sthill, Garytos e Soul Electric Praia Grande. Realização da Federação de Surf do Estado de São Paulo, com apoios da Prefeitura Municipal de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes, da Associação de Surf de São Sebastião (ASSS) e Associação de Surf de Camburi (Ascam).

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias