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Como funciona a estrutura olímpica para as disputas de surf

Estrutura olímpica para as disputas de surf terá regras rígidas quanto ao acesso pessoas às áreas de competição e seu entorno

As disputas olímpicas de surf serão um evento bem diferente das competições realizadas pela WSL no Taiti, principalmente em relação à aglomeração de pessoas e o trânsito de embarcações no canal de Teahupo’o, cujo acesso será restrito. Somente aqueles com credencial do COI poderão entrar. Cada surfista poderá convidar até duas pessoas, que poderão estar em um dos barcos credenciados.

O documento “Paris 2024 – Surfing Team Leaders Guide” detalha como funcionará a disposição dos barcos autorizados a transitar na área da competição. Haverá uma divisão clara entre a primeira e a segunda linha. Na primeira, próxima à onda, estarão os barcos mais importantes, enquanto na segunda linha ficarão os menos importantes. Entenda como funcionarão essa e outras regras ligadas à estrutura olímpica para as disputas de surf:

Barcos dos atletas

Na linha de frente estará o barco prioritário, destinado aos atletas da bateria a entrar na água e um acompanhante. Este barco oferece a melhor visão das condições do mar e pode transportar até quatro pranchas. Além do barco prioritário, haverá dois “Barcos Compartilhados de Atletas”, também localizados na primeira linha, que terão prioridade para os atletas cujas baterias ocorrerão nos próximos 120 minutos. Cada surfista pode levar um acompanhante, provavelmente o treinador.

Lycras de competição

Os surfistas terão a opção de ir ao barco prioritário ou diretamente ao beach marshall para pegar suas lycras, que serão entregues mediante identificação. O horário de retirada das lycras será detalhado, com a apresentação dos surfistas de cada série, como ocorreu em Tóquio.

Suporte e logística

Os treinadores poderão permanecer no barco prioritário ou atuar como caddies na boia de caddies, localizada dentro da área de competição. Cada barco de atleta pode transportar até quatro pranchas, com a opção de amarrar uma prancha na boia. As duas pessoas convidadas por cada surfista ficarão no Support Boat, também na primeira fila e operando por ordem de chegada.

Transporte e acesso

Seis jet skis estarão disponíveis para transporte dos atletas, com três para demanda geral e três para os atletas que entrarão na próxima série. Além disso, dois barcos e dois jet skis serão usados como táxis para ir e voltar à terra firme.

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Outras Considerações Importantes

Outros pontos importantes do documento incluem:

  • Licença para operar jet skis ou lanchas não é obrigatória, mas recomendada.
  • Nações com mais recursos que alugarem barcos ou jet skis deverão estacioná-los na segunda fila.
  • Os barcos dos atletas terão transmissão ao vivo da competição.

Infraestrutura e serviços

Em terra firme, haverá um Lounge para os atletas, com snacks, frutas, bebidas frias e quentes, e transmissão ao vivo do evento. O lounge funcionará das 5h às 18h e servirá o almoço dos atletas. Um ginásio estará disponível aos competidores, equipado com bicicletas, máquinas de remo, mats de yoga, bolas de pilates, rolos e outros equipamentos de treino, além de duchas e lockers.

Agenda e cronograma

No sexto dia de treinamento, Teahupoo estará vazio devido à cerimônia de abertura que será conectada com a de Paris. A Samsung, patrocinadora do evento, fornecerá um celular com SIM para cada atleta. As sessões terão duração de 25, 30, 35 ou 40 minutos, com um limite máximo de 25 ondas por série, ajustável pelo diretor de competição.

Encerramento e cerimônia

O evento será uma maratona de nove horas e meia nos três primeiros dias e nove horas e cinquenta minutos no dia final. Após as séries, os atletas serão levados à terra firme para a zona mista, onde as entrevistas são incentivadas. A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 26 no Taiti, conectada com a cerimônia oficial em Paris, incluindo uma cerimônia com areia que deve ser limpa e inspecionada fitossanitariamente em seu país de origem.

Fonte: dukesurf.com

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