22.7 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 25 abril, 2024
22.7 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 25 abril, 2024

Esgoto toma praias de Arraial do Cabo, o “Caribe brasileiro”; veja antes e depois

Após rompimento de tubulações, esgoto invade praias de Arraial do Cabo (RJ) e até muda a cor da água em praias do “Caribe Brasileiro”

Redação HC

O rompimento de tubulações na cidade de Arraial do Cabo, na último final de semana, fez com que um mar de esgoto aos poucos fosse tomando conta das praias da cidade apelidada de “Caribe Brasileiro”. A situação chegou a tal ponto que, nesta quarta-feira (30), que o Ministério Público Federal deu um ultimato à prefeitura local, exigindo providências para evitar o agravamento dos danos ao meio-ambiente.

A invasão do esgoto sobre o oceano provocou um efeito visual quase que imediato, mudando até mesmo a coloração das águas, tradicionalmente verdes e translúcidas, para um marrom escuro.

Até esta quarta, a Prainha, a Praia do Forno e a Praia dos Anjos estavam contaminadas e com condições impróprias para banho.

Praia do Forno antes e depois do rompimento de tubulação que levou esgoto às praias de Arraial do Cabo

A ação civil pública movida pelo MPF, em tutela de urgência, dá um prazo de 60 dias para que a cidade apresente proposta e cronograma de execução da limpeza das áreas contaminadas pelo rompimento das tubulações de esgoto.

Segundo o Ministério, além dos danos ao meio-ambiente, a situação coloca em risco a saúde e as condições gerais de saneamento dos moradores e frequentadores da região.

Veja também: Qual é o tipo de lixo mais encontrado nas praias de todo o Brasil?

A prefeitura do município se manifestou através de uma nota. Ela afirma que “a balneabilidade das praias voltará ao normal com o fluxo das marés”.

Sobre a responsabilidade anterior e posterior ao rompimento das tubulações, a prefeitura informou que “apesar de não ser possível prever um temporal tão grave, a Prefeitura tem cobrado a concessionária Prolagos, responsável pelo tratamento de esgoto no município, providências para acelerar a realização dos serviços elencados no contrato de concessão assinado em 2016”.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias