O mar ganhou tamanho e perfeição no segundo dia do Surf City El Salvador ISA World Masters Surfing Championship 2024. Com ondas sólidas entre quatro e seis pés, os melhores surfistas do mundo acima dos 40 anos mostraram toda a sua habilidade no icônico pico de El Sunzal.
As baterias da categoria Master masculino (40-49 anos) abriram a ação, seguidas das disputas das divisões Kahuna (60+ anos) e Grand Master feminino (50-59 anos). O dia também marcou o início das eliminatórias com a realização da primeira rodada de repescagem em todas as categorias.
+ Brasil leva os dois prêmios de maior onda do ano no Big Wave Challenge
A equipe brasileira segue completa no campeonato, embora com dois atletas na repescagem, ambos na Kahuna 60+. Roberta Borges avançou para a semifinal da repescagem e ainda pode voltar ao evento principal para buscar uma vaga na final. Já Carlos Knoll, após ser derrotado na segunda fase do evento principal, agora depende da repescagem para continuar na competição.
A havaiana Becky Benson garantiu vaga na final da Kahuna feminino, com duas notas expressivas de 7,67 e 6,67. Ela terá a companhia de Sandra English (AUS), tricampeã no WMSC, consolidando uma final de alto nível.
No masculino, o ex-surfista do CT e campeão mundial júnior em 1996, Ben Bourgeois (EUA), foi um dos grandes nomes do dia, registrando a maior nota individual (8,73) e a somatória mais alta (17,23) da categoria Master. “Está sendo mais divertido agora do que quando era júnior. Competi com grandes nomes e estar aqui é uma honra”, disse Bourgeois.
O australiano Rodney Baldwin celebrou seus 64 anos com estilo, cravando 17,57 pontos na sua bateria da categoria Kahuna, com ondas de 9,40 e 8,17.
Entre as mulheres, a havaiana Rochelle Ballard brilhou ao marcar 9,93, a nota mais alta do evento até agora, garantindo vitória na Grand Master. “Mesmo sendo master, a competidora dentro de mim nunca morre. Eu quero continuar melhorando e surfando cada vez mais forte”, comentou.
Na próxima fase, Ballard terá uma disputa emocionante contra Heather Clark (RSA), Andrea Lopes (BRA) e Siri Cota (EUA).
Diego Rosa é o destaque brasileiro
O Brasil também brilhou com Diego Rosa, que garantiu um 8,50 com uma combinação de três manobras fortes. “Estar aqui representando meu país é uma honra. Tenho treinado muito nos últimos meses e nunca me preparei tanto na vida”, revelou Rosa, que já competiu em etapas do QS e CT.
Equipe brasileira
A equipe brasileira em El Salvador é composta por veteranos e talentos históricos:
Masculino:
- Diego Rosa (SC) – Master (40-49 anos)
- Jojó de Olivença (BA) – Grand Master (50-59 anos)
- Carlos Gama Knoll (SC) – Kahuna (60+ anos)
Feminino:
- Jacqueline Silva (SC) – Master (40-49 anos)
- Andrea Lopes (RJ) – Grand Master (50-59 anos)
- Roberta Borges (RS) – Kahuna (60+ anos)
No masculino, todos os atletas garantiram vaga após seletiva no Rio Surf Festival em junho, durante o CBSurf Master Tour. Já as surfistas foram escolhidas pela CBSurf com base em suas carreiras históricas, devido ao curto prazo para a formação da equipe.
Highlights dia 02
AO VIVO – A próxima chamada será na segunda-feira, às 7h15 (horário local), com possível início às 7h30. No Brasil, a competição começa às 10h30 e pode ser acompanhada ao vivo pelo site isasurf.org.