24.7 C
Suva
sexta-feira, 6 dezembro, 2024
24.7 C
Suva
sexta-feira, 6 dezembro, 2024

Equipe brasileira avança às finais no Mundial de Parasurf 2024

O Mundial de Parasurf 2024 (WPSC) aproximou-se das rodadas de medalhas nesta quinta-feira, em condições favoráveis na icônica Huntington Beach Pier, na Califórnia. Ondas com cerca de meio metro e boa formação proporcionaram excelentes condições para as decisões dos finalistas em cinco categorias, além dos semifinalistas nas divisões masculina e feminina da Prone 1

Até o momento, a equipe brasileira conta com cinco atletas classificados para as finais e semifinais do ISA World Para Surfing Championship 2024. Entre os finalistas estão Luciano “Nem” Mercindo Silveira, que avançou para a final do Stand 3, e Vera Quaresma, que garantiu vaga na final da Kneel/Upright. Além deles, Cleuson Soares disputará a primeira semifinal da Prone 1, Davizinho Teixeira está na semifinal da Prone 2, e Elias “Figue” Diel na semifinal da PS VI 1.

+ Brasil faz boa estreia no Mundial de Parasurf 2024

França e Estados Unidos, no entanto, mantêm-se no topo do ranking entre as nações. Os franceses, atuais campeões, já garantiram sete medalhas em Huntington Beach, enquanto os EUA, tricampeões, asseguraram seis.

Mundial de Parasurf 2024
Luciano “Nem” Silveira. Foto: Jersson Barboza

Já o destaque do dia foi o havaiano Casey Proud, que obteve o maior somatório da divisão, com 16.94, superando os colegas australianos Joel Taylor e Kai Colless. Proud celebrou suas manobras críticas nas rápidas esquerdas em direção ao pier, enquanto Taylor, atual campeão mundial, garantiu sua vaga com 7.00 pontos, mesmo que Colless tenha ficado atrás, avançando graças ao desempenho anterior. Na semifinal, Taylor e Colless enfrentarão os americanos Jacob Pacheco e Parker Olenick.

Na primeira semifinal, que acontece nessa sexta-feira, Proud encara os salvadorenhos Jonathan Arias e David Chavez, junto ao brasileiro Cleuson Soares.

Vale também mencionar a participação do tricampeão mundial, Mark “Mono” Stewart (AUS), que retornou com tudo às competições, avançando para sua oitava final com um excelente somatório de 16.16. Depois de enfrentar uma doença em 2023 e ficar fora da final pela primeira vez, Stewart, aos 62 anos, quer seu quarto título mundial. Na final, ele enfrentará o bicampeão Llywelyn “Sponge” Williams (WAL), o chileno Altair Olivares e o costarriquenho Dariel Melendez.

O Mundial de Parasurf 2024 segue nesta sexta-feira, com as semifinais masculinas da Prone. Os brasileiros Cleuson Soares e Davizinho Soares competirão, respectivamente, na semi 1 e 2 a partir das 7h00 da manhã (12h00 no horário de Brasília), no Southside Huntington Beach Pier. As competições são transmitidas ao vivo pelo site da ISA e YouTube.

HIGHLIGHTS DO DIA

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias