Na última quarta-feira a equipe olímpica australiana de surf fez sua primeira apresentação oficial em Manly Beach, uma das praias mais conhecidas de Sydney.
Na ocasião, a surfistas que representarão a Austrália nas Olimpíadas de Tóquio revelaram que já escolheram um nome para a equipe: “Irukandji”.
Trata-se e uma das águas-vivas mais venenosas do mundo e, como manda a tradição, os atletas escolheram o nome de um animal nativo para homenageá-lo.
“O nosso nome e identidade são forças poderosas”, disse a presidente do Surfing Australia e sete vezes campeã mundial, Layne Beachley.
O uniforme dos Irukandji foi desenhado pela artista indígena Jasmine Craciun, que buscou inspiração em seus ancestrais, o povo Barkindji, para “representar o movimento fluido dentro da água e emular a luz que atinge o oceano quando vista de baixo”.
+ Keala Kennelly é a campeã do 1º Red Bull Magnitude
+ Rio Waimea inunda e quebra a la mini-Chopes
+ Homem é condenado por manter (e vender) tubarões em piscina
“Eu realmente queria que encontrássemos um nome incrível para a equipe que incorporou a cultura indígena da Austrália. Irukandji adapta-se perfeitamente à nossa equipe enquanto tentamos o nosso melhor para sermos “mortais na água” contra os nossos rivais nas Olimpíadas de Tóquio”, disse Stephanie Gilmore.
Além de Stephanie, participaram da apresentação: Matt Formston, Shakira Westdorp, Julian Wilson, Sally Fitzgibbons e Harley Ingleby.