Apenas 24 horas após um swell monumental em Teahupo’o, com tubos de 15 pés e sol brilhante, uma situação totalmente diferente se desenrolou no meio da manhã de ontem, 1º de maio, quando uma célula de tempestade muito carregada derramou uma tempestade sem precedentes nas colinas atrás de Teahupo’o, no Taiti.
+ Saiba mais sobre a sede Olímpica do surf na Paris 2024: a onda de Teahupo’o
Abaixo você assiste à bomba surfada pelo Lucas Chumbo neste swell épico que precedeu este momento imprevisto de tempestade extrema.
View this post on Instagram
“Assim que chegamos lá, BOOM, os céus lançaram provavelmente a chuva
mais forte da história do lugar. Depois de filmar por cerca de dez minutos, a chuva e os raios ficaram tão loucos que pensamos que seria uma boa ideia entrar. Vetea David e sua parceira Tahina reuniram todos os surfistas e deram uma carona a todos eles. Relâmpagos piscavam em todos os lugares com um estrondo constante de trovão,” escreve Bonython.
“A incrível cidade de Teahupo’o sofreu alguns danos infelizes por conta de inundações extremas. Algumas pessoas perderam seus carros, suas casas e muito mais. A aldeia precisa de ajuda,” escreve o fotógrafo Tucker Wooding em um post em seu Instagram.
Em sua página do Instagram, Bonython compartilhou um take do swell que encostou em Teahupo’o antes da tempestade (assista abaixo):
View this post on Instagram
“Bem, hoje foi um dos dias mais loucos que você já viu em Teahupoo. Às 5 da manhã para o encontro com @sullyontv, descemos para pular no meu jet ski e sair. Sorte que estava bem seco no começo. Mas assim que chegamos lá, BOOM, os céus lançaram provavelmente a chuva mais forte da história do lugar. Depois de filmar por cerca de 10 minutos, a chuva e os raios ficaram tão loucos que pensamos que seria uma boa ideia entrar. @veteadavid e sua parceira Tahina reuniram todos os surfistas e deram uma carona a todos. Estrondo constante de trovão. Eu e o Sully fomos para o nosso bangalô que estava totalmente alagado. Sorte que meu computador / carregadores e roupas estavam em parte alta. Mas não tiveram tanta sorte as muitas casas e famílias que foram inundadas. Pelo menos 9 carros foram arrastados para o mar. É uma situação séria lá embaixo, então se você quiser ajudar os locais, acesse o link na minha página aqui para apoiar. Ontem foi o oposto absoluto de hoje. Com @matahidrollet em destaque aqui nessa BOMBA perfeita. Obrigado a @gopro @goproanz pela câmera para obter este momento glorioso,” escreve Bonython na legenda do vídeo (acima), em seu Instagram.
Enchente em Teahupo’o: comunidade precisa de ajuda
A vila de Teahupoo fica em uma pequena planície de inundação entre as montanhas e o mar, com a chuva coletada do vale transformando o riacho em uma torrente, eventualmente transbordando e inundando toda a vila.
Nove carros foram parar no mar, assim como inúmeros utensílios domésticos recolhidos pelas cascatas, reporta o site australiano Swellnet.com.
Uma conta de crowdfunding foi estabelecida por Hinatea Boosie, que escreve:
“Perdemos nossas casas, perdemos nossos carros, algumas famílias perderam tudo! Precisamos de vocês! O rio desaguou e a maioria das casas próximas estavam debaixo d’água.
“Meu nome é Hinatea e tentarei arrecadar o máximo de dinheiro possível ou qualquer coisa para ajudar a comunidade local aqui. Obrigado por compartilhar!”
View this post on Instagram
O surfista John John Florence aproveitou seu Instagram para fortalecer o pedido de ajuda à comunidade local do Tahiti.
View this post on Instagram
Big rider Tom Lowe no hospital
O big rider Greg Long abriu uma conta GoFundMe para Tom Lowe, que levou uma vaca em Teahupo’o, quebrou seis costelas e foi levado de helicóptero para o hospital em Papeete.
As autoridades francesas não permitirão que ele saia até que sua conta seja paga e o seguro médico de Tom não cubre essas despesas.
Long espera arrecadar todos os $ 30.000, com o total atualmente em pouco mais de $ 10.000.