Realizada no início do ano e pela primeira com patrocínio da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), a competição de ondas grandes Gigantes de Nazaré fez parte de uma estratégia da estatal para divulgação do Brasil no exterior através do surf.
O desafio de surf nas ondas gigantes de Nazaré, Portugal, foi dominado pelo Brasil em 2022. Lucas Chumbo foi o campeão da edição, enquanto o embaixador do turismo brasileiro Pedro Scooby ficou em segundo lugar.
Além de estampar a marca do Visit Brazil no evento, que contou com um público local de cerca de 30 mil espectadores, a parceria com o Gigantes de Nazaré também posicionou o país nas redes sociais do evento. A estimativa é de que mais de 40 milhões de pessoas sejam alcançadas até junho, prazo em que se encerra o patrocínio.
“O surfe é um esporte que tem atraído cada vez mais praticantes mundialmente e o Brasil possui atletas que se destacam muito nessa modalidade. Patrocinando eventos tradicionais como o Gigantes de Nazaré, a Embratur realiza mais uma ação para posicionar o Brasil como opção importante de turismo internacional e fortalece a retomada da nossa atividade especialmente em destinos de Sol e Praia”, destacou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
Contrapartidas
A presença do Brasil nas ondas gigantes de Nazaré não foi o único benefício alcançado pela Embratur com o patrocínio. No acordo com o evento, a Agência receberá, até junho, uma websérie com cinco episódios focada em destinos nacionais para surfistas de todo o mundo. Os vídeos serão gravados em Florianópolis (SC), Itacaré (BA), Rio de Janeiro (RJ), Fernando de Noronha (PE) e Maresias (SP).
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Os locais foram selecionados de acordo com pesquisa realizada pela Gerência de Inteligência da Agência e levaram em conta os destinos brasileiros mais buscados para a prática de surfe por turistas internacionais.
Além dos vídeos, será produzido também um e-book sobre cada um dos cinco destinos selecionados, em inglês. Os materiais, tanto o livro quanto as imagens, serão utilizados pela Embratur para a promoção do Brasil em feiras e eventos internacionais.
A parceria prevê ainda a realização de ações ambientais e sociais durante as gravações da websérie, como mutirões de limpeza nas praias e programação envolvendo as comunidades locais e surfistas.
Fonte: Embratur