26 C
Papeete
domingo, 19 maio, 2024
26 C
Papeete
domingo, 19 maio, 2024

Dream Tour promove iniciativas socioambientais e deixa legado

Buscando promover ações que vão além das competições da Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surfe, o Dream Tour contou, em sua segunda etapa, com diversas ativações e um espaço voltado a instituições e ONGs que promovem a sustentabilidade.

As iniciativas que aconteceram na Praia da Ferrugem fazem parte de um planejamento voltado a contribuições socioambientais, que estão sendo implantadas em todas as regiões nas quais o Dream Tour passa.

Contamos com a expertise do corpo técnico da Diretoria Socioambiental da CBSurf, que desenha e implanta um Plano de Gestão Ambiental personalizado para cada cidade. Assim, além de mitigar os impactos do Tour, nós ainda potencializamos a educação ambiental e o engajamento social entre a comunidade local e os que visitam a estrutura do evento para acompanhar a competição”, explica Luana Cloper, Head de Produto da Dream Factory.

+ Galapagos e Dream Tour anunciam collab de vestuário e acessórios

Na última etapa, que aconteceu em Garopaba, litoral de Santa Catarina, foram implantados 12 kits de lixeira para coleta seletiva na área direta do evento, recolhendo uma média de 110 kgs de rejeitos e 58 kg de recicláveis. Também foram implantadas 12 bituqueiras e disponibilizados 250 copos ecológicos para staff e atletas.

Dream Tour Socioambiental
Crianças da região participaram da limpeza de areia na Praia da Ferrugem Foto: David Castro/ Divulgação DT

Em relação aos impactos positivos, haverá uma compensação das emissões de gases de efeito estufa relacionados ao evento. Isto acontecerá através do plantio de 30 mudas de árvores nativas em uma área em recuperação ambiental, indicada pelo IMAG (Instituto de Meio Ambiente de Garopaba), que acompanhará todo o processo.

Além disso, os alunos das escolas públicas municipais e demais visitantes que passaram pela estrutura durante os dias de evento puderam aprender sobre temas importantes da região. A Vila Socioambiental promovida pelo Dream Tour acolheu seis instituições com foco na Temporada da Baleia Franca e outros temas voltados à sustentabilidade.

Participaram da Vila as instituições Rota da Baleia Franca, Projeto Cetáceos, Eco Garopaba, Projeto Social Ser Humano Surf, Escola Surf Onda Azul. Além da exposição educativa, foram promovidas atividades como gincanas e construção de pranchas ecológicas feitas de garrafas PET, sempre visando trabalhar, junto ao esporte, a formação cidadã da nova geração de surfistas locais.

O Dream Tour está de parabéns! Completou todos os pré-requisitos para conquistar o selo evento sustentável FECASURF, cumprindo os itens solicitados na nossa Instrução Normativa sobre Meio Ambiente e se tornando o primeiro evento de grande porte a obter a nossa certificação lançada neste ano. A certificação atesta que o evento foi realizado dentro de um padrão satisfatório de sustentabilidade, controlando os possíveis impactos negativos e potencializando os impactos positivos”, comenta Renato Melo, Presidente da Federação Catarinense de Surf.

Foto: David Castro / Divulgação DT

O Dream Tour busca a cada etapa atuar com mais responsabilidade socioambiental, promovendo assim um maior valor agregado em relação a outros eventos. O Plano de Gestão Ambiental do evento passa pelo processo de melhorias contínuas por meio da metodologia Ciclo PDCA (Plan; Do; Check; Action), com o objetivo de aperfeiçoar este trabalho iniciado e com isso construir um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) o mais assertivo possível para o Dream Tour 2024.

A Divisão Principal do Circuito Brasileiro conta com empresas que dão a dimensão da relevância do evento no cenário esportivo nacional. O Dream Tour tem a Shell como a cota principal Coapresenta, a VIVO e Corona como Patrocinadoras Master e a Gerdau como Patrocinadora.

O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surfe, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.

Para mais informações sobre o Dream Tour 2023 siga @dreamtoursurf no Instagram.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias