Quase que 100% das coisas que vemos sobre o Havaí resume-se ao milagres das 7 milhas ou aos outros paraísos além da ilha de Oahu ou as ondas grandes de Pe’ahi, enfim, poucas são as informações que chegam até nós que reverberam a questão social presente no arquipélago.
Então, para muitos, o documentário “Through The Doggy Door” vai mostrar esse choque de realidade a partir da história de um cara já bem conhecido para os que assistem os vídeos do Mason Ho.
+ Surfistas de 23 países confirmados no Saquarema Pro
O doc gira em torno da história de Sheldon Paishon, um talentoso surfista que nasceu e cresceu nas costas escarpadas do Westside de Oahu.
O filme visa inspirar e iniciar uma conversa mais profunda sobre as realidades dos sem-teto, a luta contra a pobreza no Havaí e a importância da autoconfiança.
Longe de ser um paraíso havaiano idílico, a comunidade foi devastada por drogas, pobreza e as longas reverberações do colonialismo. Aos 12 anos, os pais de Sheldon perderam a casa e a família ficou sem-teto, vivendo em uma barraca pelo resto da adolescência de Sheldon.
Com profundo desejo de superar todas as probabilidades e viver seu sonho de surf profissional, Sheldon luta contra a dura realidade de ser sem-teto.
Eventualmente, ele é colocado sob as asas do popular surfista profissional Mason Ho, que reconheceu seu imenso talento e o ajuda a guiá-lo por um mundo que ele viu muito pouco.
Sheldon pode aproveitar as oportunidades oferecidas a ele e se tornar um surfista profissional ou a força implacável da pobreza será demais para superar?
“Você precisa de ajuda de outras pessoas, é sobre isso,” diz Paishon no trailer que você assiste abaixo.
O filme ainda não foi lançado, mas haverá algumas exibições na Califórnia e no Havaí nos próximos meses e a produção será lançada ainda este ano.