O esperado poderoso swell atingiu com fúria a praia do Norte no último sábado (08) e o dia foi pontuado por cenas assustadoras de big surf e o primeiro mar realmente gigante do ano em Nazaré.
Cenário ideal para a realização do Gigantes de Nazaré e algumas tentativas de quebra de recorde mundial de maior onda surfada (mais informações sobre a competição e possível quebra de recorde em nossas próximas atualizações).
Nas primeiras horas do dia, alguns dos melhores surfistas do mundo de tow-in e também de ondas grandes à remada já se encontrava no line-up da Praia do Norte.
Veja também:
+ Tony Laureano: Foco em Nazaré
+ Nathan Florence e seus melhores tubos de 2021 (vídeo)
+ Dieta mediterrânea é eleita a mais saudável do mundo pelo 5º ano seguido
No entanto, para além do show de surf, dois acidentes sérios aconteceram ao longo do dia.
O primeiro momento de tensão aconteceu nas primeiras horas da manhã, com o francês Pierre Rollet,(da equipe de Maya Gabeira) que sofreu uma queda em alta velocidade e chegou a perder a consciência com o impacto. Por sorte, Rollet foi resgatado antes que pudesse se afogar e levado para o Hospital, onde há suspeita de de costelas partidas e deslocamento do ombro. Porém, o francês se encontra consciente e em quadro estável, aguardando o diagnóstico definitivo.
O segundo acidente envolveu o havaiano CJ Macias, parceiro de Garret Mcnamara e irmão da atual esposa.
CJ quebrou o braço após uma queda numa onda esta manhã. Próximo da areia, ele ainda precisou sair nadando da água, em um dos momentos mais dramáticos do dia.
Ver essa foto no Instagram
Este é primeiro grande swell (para os padrões de Nazaré) de 2022. Ao longo do dia, outros acidentes aconteceram, porém, sem maior gravidade.
No caso de Pierre Rollet e CJ Macias, ambos os surfistas estão estáveis e em recuperação.
Ver essa foto no Instagram