Publicidade:

Dia Mundial da Yoga: o complemento perfeito do surf

Aproveitamos o Dia Mundial da Yoga, 21 de junho, para compartilhar um conselho precioso com você: introduzir essa prática milenar em sua rotina pode ajudar muito em sua empreitada como surfista.

Um dos gurus do surf, Gerry Lopez, já disse e repetiu muitas vezes que yoga é o complemento perfeito para o surf. Yogin dedicado desde os 20 anos, hoje com 72 e ativo no surf, Lopez é um exemplo inspirador de longevidade – não à toa ganhou a alcunha zen master.

Veja também neste Dia Mundial da Yoga:
+ Quatro posturas de yoga para ter mais energia
+ Como a yoga pode ajudar surfistas a combater dores crônicas
+ Sanga Yoga: prática para revitalizar a energia

Yoga é muito mais do que apenas desenvolver posturas. Yoga é um estado de espírito que envolve entrega e a consciência do presente por meio dos asanás (as posturas) e da respiração.

É certo que se você busca aprimorar sua prática de surf fora da água, a yoga pode fazer total diferença. A yoga treina força, flexibilidade, equilíbrio e foco – todas habilidades cruciais para um bom surfista.

Além disso, os movimentos e posições que você faz enquanto surfa, podem frequentemente causar dores, principalmente nos quadris e nas costas. E a consistência na yoga pode aliviar esses problemas, abrindo o corpo e tornando-o mais forte e preparado quando sobre a prancha.

A seguir confira sete posturas de yoga para complementar seu surf de maneira excelente:

Adho Mukha Shvanasana

B K S Iyengar in adho mukha svanasana. | Yoga iyengar, Posturas de yoga, Yoga
B K S Iyengar, em Adho mukha svanasana. Foto: Reprodução

Qualquer iogue vai passar muito tempo encarando o chão, porque isso é muito benéfico. O Adho Mukha Shvanasana abre os ombros enquanto fortalece a parte superior do corpo através dos pulsos e braços, proporcionando benefícios terapêuticos ao surfista ao mesmo tempo em que desenvolve a força essencial. A variação mais difícil é a postura do golfinho, que trabalha os ombros ainda mais.

Urdhva Mukha Svanasana

Blog - Pose of the Week: Urdhva Mukha Svanasana
Urdhva Mukha Svanasana. Foto: Reprodução

O “cão voltado para cima” estende a parte inferior das costas, portanto, é ótimo para qualquer rigidez ou dor que você sentir lá embaixo. Os surfistas muitas vezes acabam curvados ao surfar nas ondas, portanto, esta postura ajuda a manter o vigor. A cobra é uma grande variação dessa postura, na qual você mantém as pernas e a pelve em contato com o chão, gerando um alongamento mais profundo.

Phalakasana

Plank Pose- Phalakasana - The Yoga Collective
Phalakasana (ou ponte). Foto: Reprodução

Uma característica comum em todas as rotinas de treino, a prancha fortalece o seu núcleo. Isso é essencial para surfistas que passam o dia se levantando dessa posição. Um núcleo forte fará maravilhas pela sua estabilidade na prancha. Mudar do cão voltado para baixo para a prancha e para trás é um ótimo exercício para os surfistas.

Chaturanga Dandasana

File:Chaturanga-Dandasana low Yoga-Asana Nina-Mel.jpg - Wikimedia Commons
Chaturanga Dandasana. Foto: Reprodução / Nina Mel

Também conhecida como chaturanga, essa é uma postura desafiadora que realmente faz seus braços trabalharem. Abaixar de uma prancha dobrando os cotovelos e realmente mantendo o controle provavelmente fará sua frequência cardíaca aumentar e seu corpo tremer. Este é o movimento reverso da pressão que você fará no surf então é super aplicável ao surf.

Virabhadrasana

Dia internacional do yoga
Virabhadrasana. Foto: Reprodução / Altamente Studio

Este vai parecer familiar. A postura do guerreiro lembra muito a sua postura de quando você está na prancha. Você vai ter a perna de trás esticada, a perna da frente dobrada na altura do joelho e é importante lembrar de manter o centro do joelho da frente, abrindo os quadris. Enquanto você surfa com uma perna dominante à frente, lembre-se de praticar o “guerreiro dois” em ambos os lados.


Eka Pada Rajakapotasana

King Pigeon Pose (Eka Pada Rajakapotasana) Learn How // Lessons.com
Eka Pada Rajakapotasana (Rei Pombo). Foto: Learn How // Lessons.com

Esta abertura vai fortalecer a sua postura e reduzir o risco de lesões nos seus dias de surf. A “postura do pombo” faz seus quadris, glúteos e pélvis trabalharem juntos para permitir maior extensão. Tente deixar seus quadris afundarem no chão a cada expiração para trabalhar o seu caminho para um alongamento profundo.

Garudasana

Garudasana imagens de stock, fotos de Garudasana | Baixar no Depositphotos
Garudasana. Foto: Reprodução / Depositphotos

A postura da águia é o teste definitivo de equilíbrio e foco – dois elementos essenciais para um bom surf. Você vai se encontrar em uma perna, com a outra enrolada em seu pé de apoio, os braços entrelaçados na frente do seu rosto. Você consegue um ótimo alongamento nas costas e ombros enquanto é forçado a se concentrar no equilíbrio – tente se concentrar em um único ponto na frente do rosto. A pose da águia requer muita coragem e ajudará a mantê-lo equilibrado em sua prancha.

Introduzir apenas quinze minutos de yoga em seu dia pode ter grande impacto positivo, tanto física quanto mentalmente.

Tente desenvolver uma curta rotina de yoga e praticar todos os dias. Uma vez que esteja incorporada aos seus hábitos, você achará fácil prosseguir. Isso significa que, quando as ondas aparecerem, você estará pronto (a).

Mais informações aqui.


Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias