27.7 C
Suva
quarta-feira, 16 outubro, 2024
27.7 C
Suva
quarta-feira, 16 outubro, 2024

Deivid Silva é Vice-Campeão do Saquarema Pro; 6 brasileiros garantem vaga no CT 2025

O Saquarema Pro, última etapa da Challenger Series da WSL, chegou ao fim nesta quarta-feira, definindo os surfistas classificados para o Championship Tour (CT) 2025. Deivid Silva ficou com o vice-campeonato ao ser derrotado pelo francês Marco Mignot na grande final. Mesmo com a derrota, Silva obteve seu melhor resultado na temporada e carimbou sua vaga na elite do surfe.

Brazilian Storm em Peso no CT 2025

A temporada 2024 do Challenger Series foi dominada pelos brasileiros. Samuel Pupo encerrou a competição como líder do ranking, seguido por Ian Gouveia. No total, seis brasileiros garantiram acesso ao CT por meio da divisão de acesso, consolidando a presença nacional no topo do surfe mundial.

Com 11 surfistas confirmados para o CT masculino de 2025, o Brasil segue buscando manter a hegemonia dos últimos anos, quebrada apenas por John John Florence, do Havaí. A “Brazilian Storm” continua como uma das forças mais temidas da elite do surfe mundial.

Edgard Groggia, foi o último brasileiro a garantir uma vaga para o CT de 2025 após a derrota de Matheus Herdy para Deivid Silva nesta quarta-feira. Este resultado acabou confirmando o Edgard Groggia na relação final dos 10 classificados para o CT 2025.

+ Tom Curren confirmado no ISA World Masters Surfing Championship

Eu estou muito feliz com tudo que aconteceu esse ano e Deus sabe de todas as coisas. Ele que tem me suportado para estar aqui hoje”, disse Edgard Groggia, que travou a coluna na sua bateria da terça-feira, quando foi eliminado junto com Samuel Pupo. “Na bateria que eu perdi ontem, estava me sentindo bem, confiante no equipamento, tudo encaixado, aí aconteceu uma fatalidade na minha segunda onda. A minha lombar zoou no aéreo e achei que tinha acabado ali pra mim. Eu sabia que tinha que passar pra me confirmar no CT, então tentei pelo menos terminar em terceiro na bateria para somar mais pontos”.

Edgard Groggia completou um recorde histórico do Brasil no Challenger Series. Foto: @WSL / Thiago Diz

Quartas de Final Feminina frustram brasileiras

O “finals day” em Saquarema foi marcado por emoções intensas, mas também por decepções para o Brasil na categoria feminina. Sophia Medina e Luana Silva foram eliminadas nas quartas de final e perderam a chance de entrar no top 5, que garantiria vaga no CT. Com isso, Tatiana Weston-Webb será a única representante brasileira na elite feminina em 2025 e a esperança de títulos para o Brasil.

Disputa acirrada na Final Masculina

A trajetória de Deivid Silva no evento foi intensa. O paulista eliminou o compatriota Mateus Herdy nas quartas de final, encerrando as chances do amigo de conquistar uma vaga no CT. Nas semifinais, Silva venceu o australiano Jackson Baker antes de ser superado por Marco Mignot na decisão. A vitória do francês foi crucial para sua ascensão no ranking, saltando dez posições e assumindo o terceiro lugar geral.

Além disso, Mignot tirou Alan Cleland da zona de classificação e garantiu uma vaga no CT ao lado do italiano Leonardo Fioravanti, compondo a nova geração europeia que disputará o tour de 2025.

Final Feminina

Macy Callaghan mostrou um frontside agressivo nas direitas de Itaúna. Foto: @WSL / Daniel Smorigo

No feminino, a francesa Vahine Fierro conquistou a última vaga para o CT ao vencer uma disputa acirrada contra a portuguesa Yolanda Hopkins nas semifinais. A bateria foi marcada por viradas no placar e muita tensão. Fierro, que representa a Polinésia Francesa, avançou para a final, mas foi derrotada pela australiana Macy Callaghan.

Classificados para o Championship Tour 2025

Masculino:

  1. Samuel Pupo (BRA)
  2. Ian Gouveia (BRA)
  3. Marco Mignot (FRA)
  4. Alejo Muniz (BRA)
  5. Deivid Silva (BRA)
  6. Miguel Pupo (BRA)
  7. Joel Vaughan (AUS)
  8. George Pittar (AUS)
  9. Edgard Groggia (BRA)
  10. Jackson Bunch (HAV)

Feminino:

  1. Sally Fitzgibbons (AUS)
  2. Bella Kenworthy (EUA)
  3. Isabela Nichols (AUS)
  4. Erin Brooks (CAN)
  5. Vahine Fierro (FRA)

Os seis brasileiros classificados via CS juntam-se a Gabriel Medina, Filipe Toledo, Italo Ferreira, Yago Dora, João Chianca e Tatiana Weston-Webb, completando 12 brasileiros competindo na elite mundial em 2025. Agora, a expectativa se volta para o início da próxima temporada, onde os novos classificados buscarão manter o Brasil no topo do surfe mundial.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias