23.7 C
Suva
segunda-feira, 7 outubro, 2024
23.7 C
Suva
segunda-feira, 7 outubro, 2024

Lexus Pipe Pro deve começar amanhã

Principais sites de previsão apontam ondas de bom tamanho e qualidade incerta para possível início do Lexus Pipe Pro

Tem muita gente dando palpite em que dia Pipeline vai ficar do jeito certo para que o Lexus Pipe Pro possa ser iniciado. Claro que os profissionais do ramo, que estudaram para isso e são pagos para fazer previsões de ondas, costumam ser os mais escutados. Mas tá cheio de sabichões defendendo suas teorias próprias de maneira apaixonada. Quem frequenta grupos de WhatsApp formados por surfistas sabe bem como é. Sempre tem aquele amigo especialista no pico em questão para bagunçar o coreto do que está sendo dito. De qualquer maneira, polêmicas à parte, parece existir um consenso de que o Lexus Pipe Pro deve começar amanhã, quarta-feira 31 de janeiro, com ondas de bom tamanho mas qualidade não garantida.

De acordo com o site Surfline.com, responsável pela previsão oficial do campeonato, o dia deve amanhecer com o swell de oeste/noroeste apresentando ondas com faces de 8 a 12 pés, ou aproximadamente 2,5 a 3,5 metros, com vento favorável, provavelmente um  terral fraco. À medida que o dia for avançando, o tamanho das ondas deve diminuir um pouco, mas não muito. Já o vento pode passar a um direção e intensidades não desejadas. A conclusão do site é de que as condições serão apenas decentes. Ou seja, a ondulação vai se fazer presente, mas a perfeição esperada dos famosos tubos de Pipeline talvez nem tanto.

+WSL Pipe Pro 2024: baterias confirmadas

Explicando com deve ser o andamento do evento e o funcionamento da parceria com o site Surfline, a chefe de competição da WSL, Jessi Miley-Dyer, faz questão de ressaltar que a previsão das ondas não é uma ciência exata. “Pipeline é icônica, todos os surfistas amam a onda, é muito bom poder contar com um time de especialistas em previsão aqui na praia com a gente, mas as decisões são tomadas a cada dia, e com certeza vamos ter alguns dias com excelentes condições em Pipeline durante a janela de espera”. Ela lembra também para os mais ansiosos que é preciso ter calma e saber aguardar o momento certo de fazer a chamada: “Nós temos direito a quatro dias inteiros de competição, ou 32 horas no total, que podem ser utilizadas durante um máximo de seis dias da janela de 13 dias”.

De acordo com outro site de previsão de ondas muito respeitado, o australiano Swellnet.com, caso não seja iniciado na quarta-feira, o Lexus Pipe Pro tem apenas uma outra pequena chance ainda nessa semana, que não deve ser aproveitada: “Quinta-feira também parece boa e limpa, mas o swell estará diminuindo, pequeno e fraco, então provavelmente será um dia de descanso. Depois disso, não prevemos nenhum retorno à competição até a próxima segunda-feira. De sexta a domingo, os ventos fortes estarão soprando do quadrante nordeste, junto com ondas de norte/nordeste com ângulos acentuados – o que não é bom para Pipe ou Backdoor”.

Quem estava na esperança de curtir o final de semana conectado nos melhores surfistas do mundo pegando tubos sinistros em Pipeline, vai ter que arrumar outro programa. A boa notícia é que a previsão para a segunda metade da janela de espera está bem mais otimista. Se tudo ocorrer como boa parte dos estudiosos, assim como vários dos palpiteiros de plantão, estão anunciando, a WSL vai ter mais sorte nesse ano do que em 2023, quando  a largada do Circuito Mundial foi prejudicada pela falta de boas ondas em Pipeline.

Fiquemos com o que diz o site Surfline, mas lembrando que acender algumas velinhas pedindo ajuda às forças superiores nunca é demais: “Continuamos otimistas de que a segunda metade da janela do evento oferecerá mais oportunidades. Ainda é um pouco cedo para fechar as coisas, mas nossa confiança está alta para receber ondas decentes durante este período. Os modelos estão começando a apresentar uma tendência de alta para o que pode ser um swell de noroeste sólido e de longo período, que se acentuará no dia 4 até chegar a um pico no dia 5, e depois diminuirá um pouco entre os dias 6 e 7. Além disso, os ventos alísios podem mudar de nordeste, no dia 4, para uma direção leste mais favorável nos dias 5 a 7 – parecendo bastante fortes, mas numa direção OK (de lado-terral). O maior possível problema a ser observado pode ser um swell secundário de nordeste, para cruzar e confundir as coisas. Fique atento”.

 

 

 

 

 

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias