23.7 C
Suva
quarta-feira, 5 fevereiro, 2025
23.7 C
Suva
quarta-feira, 5 fevereiro, 2025

Daniel Bota homenageia Brazilian Storm com arte

 

Na lateral das imagens, clique nas setas para ver a galeria

Texto Daniel Bota

Já são mais de 30 surfistas homenageados, entre telas e ilustrações. Porém, dessa vez decidi ir além e celebrar o momento histórico pelo qual passa o nosso esporte de coração, presenteando alguns dos nossos surfistas do Brazilian Storm. Os 4 escolhidos foram: Gabriel Medina, Adriano de Souza, Filipe Toledo e Miguel Pupo.

Foram cinco telas ao todo, sendo duas delas dedicadas a Gabriel Medina. A ideia das pinturas foi contemplar uma linguagem diferente da chamada tradicional “SurfArt” (onda / manobra / performance / ação), tirando apenas uma das telas do Medina, onde o representei em ação em Teahupoo e momento freesurf. A proposta foi representar os surfistas numa pegada mais style, numa pincelada impressionista e gestual, valorizando a descontração e a alegria do esporte.As telas apresentam Mineirinho e Filipe Toledo em momentos de vitória; Medina e Pupo de forma espontânea.

Todas as pinturas são originais e foram trabalhadas em acrílico, medindo cerca de 100x150cm. Além disso, foi contemplado também o processo criativo de criar novas cenas misturando elementos para que as cenas ficassem ainda mais originais. A entrega das obras aconteceu de forma inusitada e separada para cada surfista, já que cada um possui uma agenda repleta de atividades.

Interessante é que no caso dos surfistas Miguel e Filipinho, tive que esperá-los sair do mar, pois estavam surfando em Maresias e Ubatuba, respectivamente. Já, os campeões Medina e Mineiro estavam às vésperas da viagem para o mundial em Fiji. Entre outros surfistas que já homenageei, estão o amigo de infância big rider Rodrigo Koxa, o legend Chico Paioli, o longboarder Leco Salazar, Heitor Pereira, Ícaro Rodrigues, etc.

Na ala feminina, figuram as belas Fernanda Daichtman, Camilla Callado, a bodyboarder Juliana Freitas, entre outras.

SOBRE O ARTISTA

Daniel trabalhou por anos como diretor de arte em diversas agências de publicidade em São Paulo. Hoje, o artista tem seu próprio ateliê na Parada Inglesa, Zona Norte de São Paulo. Sua relação com a arte começou cedo, tendo um desenho seu publicado numa revista alemã aos 9 anos de idade. Quando adolescente, estudou desenho na Escola Cândido Portinari. Mais tarde foi para a Itália aprender dos grandes mestres, onde estudou pintura na Accademia d’Arte em Firenze na Itália. É membro da Associação Paulista de Belas Artes, tendo diversos trabalhos premiados. Também participou de diversas exposições coletivas e individuais, inclusive no exterior. O artista também surfa e já viajou o mundo atrás de ondas perfeitas. Carimbam o passaporte do surfista vistos do Peru, África do Sul, Hawaii, Califórnia, México e Indonésia. Leveza e descontração definem bem as criações de Daniel, que relaciona cultura e produção artística. E é com amor ao esporte e talento de artista que retrata de maneira personalizada os atletas que compõe o cenário do surf.

Mais sobre o artista: www.danielbota.com.br.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias