25 C
Papeete
terça-feira, 23 julho, 2024
25 C
Papeete
terça-feira, 23 julho, 2024

Da Praia à Lagoa, Aloha Spirit consagra campeões em Saquarema

De 18 a 21 de agosto, o Aloha Spirit Festival chegou a Saquarema e o domingo coroou os últimos campeões do evento que certamente ficará marcado na memória da cidade, do evento e de todos aqueles que de alguma forma viveram o “Espírito Aloha” em Saquarema.

Leia mais:

Miguel Tudela vence final com Ian Gouveia no QS 5000 Arica Pro Tour do Chile

Após o título de Miguel Pupo no Tahiti, entenda como vai funcionar o WSL Finals

Aloha Spirit transforma Saquarema na Capital dos Esportes Aquáticos

Nas ondas da Praia de Itaúna, vagas para o Mundial da ISA foram definidas no SUP Wave. Com o 2º lugar que alcançaram em Saquarema, Gabriela Sztamfater e Luiz Diniz vão ao Mundial da ISA devido à pontuação do ranking nacional da CBSurf. Os campeões nas provas de SUP Wave foram Aline Adisaka e Wellington Reis, que era só elogios à estrutura do Aloha Spirit após seu triunfo: “Em termos de organização, o evento foi animal! Um evento que a gente nunca teve igual no Brasil”.

Carlos Bahia venceu a categoria masculina de longboard – Foto: Fábio Mota

No Longboard, vitórias de Carlos Bahia e Chloé Calmon, que foram literalmente jogados ao ar pelos torcedores durante a comemoração. E Chloé foi mais uma atleta a aprovar a chegada das provas de Surfe ao Aloha Spirit: “Acho incrível toda e qualquer celebração de estar no mar, em contato com a natureza. O Aloha Spirit é um festival gigante e eu fico muito feliz de terem incluído a gente do Longboard neste ano. Tenho vários amigos que participam do Aloha no SUP Race, e foi bem legal estar no mesmo evento que eles. No sábado mesmo eu fui lá na Arena Lagoa ver um pouco da ação”. E, por fim, como se tudo que ocorreu no SUP Wave e no Longboard já não tivesse sido o bastante, a Praia de Itaúna ainda recebeu a alegria contagiante das canoas do OC4 Surf.

Na Arena Lagoa, o público experimentou uma mistura de curiosidade e fascínio com os competidores da Apneia Estática (principalmente com o grande vencedor, Ricardo Bahia, com o tempo de 6 minutos e 27 segundos), incentivou as canoas polinésias quando estas passavam por perto, e aplaudiu o esforço dos triatletas do Waterman. Porém, o que levou o público da Lagoa ao delírio foram as provas técnicas de SUP e Paddleboard (5Km) seletivas para o Campeonato Mundial da ISA, como destacou Lena Guimarães, vitoriosa no SUP com o tempo de 35:02: “O Aloha Spirit é sempre um evento muito especial e aqui, em Saquarema, mais ainda. Dizem que a praia em Saquarema é o Maracanã do Surfe, e hoje a lagoa virou o Maracanã do Remo. A galera bem perto, vibrando, e isso é muito especial para o atleta”.

Na prova técnica do Mundial da ISA, Lena Guimarães terá a companhia de Jessika Matos, 2ª colocada na seletiva (35:04). Entre os homens, vitória e vaga para David Leão (32:09): “É sempre bom competir em eventos que têm o Espírito Aloha, com várias modalidades e que reúne todas as tribos. Mas quando envolve a disputa de uma vaga para um Campeonato Mundial, para representar a bandeira do Brasil, a energia fica diferente”, contou o empolgado baiano de Itacaré, que se junta a Luiz Carlos Guida para representar a seleção brasileira no SUP Técnico no Mundial da ISA. Já no Paddleboard técnico, Catarina Winkler (39:24) e Jader Andrade (37:25) confirmaram as vagas, assim como haviam feito no sábado, nas provas de longa distância.

A edição de Saquarema do Aloha Spirit é uma produção da Ecooutdoor Sports Business e tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Saquarema.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias