Publicidade:


Publicidade:

Culinária havaiana: aprenda a fazer um delicioso Salmão Lomi Lomi

Certamente o Havaí é muito mais conhecido por suas ondas e suas belas praias, porém, o que nem todos sabem é que sua culinária é riquíssima.

Ao longo dos séculos, o período de colonização trouxe novas influências que foram incorporadas à tradição local, criando uma das mais criativas culinárias do mundo.

Uma das maiores influências estrangeiras na comida havaiana é o consumo de carnes e peixes salgados, desidratados ou enlatados. Tanto que o consumo dessas iguarias por lá é quatro vezes maior do que a média americana.

E um dos pratos mais típicos é o Salmão Lomi Lomi, um salmão salgado, servido cru, com cebolas, tomates e pimenta, que lembra até um ceviche. Diz a lenda que não existe luau no Havaí sem um bom Lomi Lomi.

Nessa receita ensinaremos a fazer este prato típico da culinária havaiana que é frio e tem como base o salmão curado. A receita abaixo serve uma pessoa.

Culinária havaiana: como preparar o Salmão Lomi Lomi

Ingredientes

– 1 posta de salmão (200g)
– meio quilo de açúcar
– meio quilo de sal
– 30 g de cebola roxa
– meio maço de agrião
– 5 tomates cereja
– 1 tomate salada picado
– 30 ml de suco de limão
– azeite
– óleo de gergelim

Modo de preparo

Misture o açúcar e o sal em uma tigela. Em outro recipiente, faça uma camada dessa mistura, coloque a posta de salmão e cubra novamente com o sal e o açucar. Deixe descansando de um dia para o outro. No dia seguinte, retire o salmão do recipiente, lave bem e tire a pele do peixe.

Corte o salmão em tiras e, depois, em cubos. Pegue uma tigela ou um bowl e misture o salmão em cubos, a cebola roxa em rodelas, o agrião, o tomate salada, os tomates cereja picados e o suco de limão. Tempere com azeite e óleo de gergelim. Misture todos os ingredientes com as mãos e coloque em uma tigela ou em uma metade de abacaxi Hawaii para servir. Se desejar, decore com dill, também conhecido como endro.

Para acompanhar o Lomi Lomi, você pode utilizar pães do tipo sueco ou torradas. Ou ainda acompanhando uma salada de folhas e um chá gelado havaiano que lhe ensinaremos a fazer abaixo.

Bônus: Chá gelado havaiano

Caso use o abacaxi para servir o Salmão Lomi-lomi, você terá que escavar uma metade do abacaxi, portanto na outra metade, use a polpa da fruta para preparar uma variação do Hawaiian Plantation Iced Tea, um tradicional chá gelado, feito com ervas de chás havaianos, abacaxi e açúcar.

Ingredientes

– Polpa e restos de casca de abacaxi
– 2 ou 3 saquinhos de chá da sua preferência
– 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
– 1,5 litro de água filtrada
– 1 limão

Modo de preparo

Ferva os restos e as cascas do abacaxi e o chá na água filtrada por aproximadamente 20 minutos, espere esfriar e sirva bem gelado, acompanhado de umas rodelas de limão e muito gelo. Se você for maior de 18 anos, uma dose de vodka ou rum não cairia nada mal aqui.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias

Abertura do Rottnest Search 2021...

Depois de três eventos repletos de ação na Austrália, os melhores surfistas do mundo...

Ressaca em Copacabana! Onda rara...

A melhor época de ondas do Rio de Janeiro chegou com força e no...

Baleia Jubarte de 30 T...

As baleias Jubarte estão entre as maiores baleias que existem chegando aos 15 metros...

“Impossível organizar Jogos Olímpicos seguros,”...

Em uma mensagem ao governo, um sindicato de médicos do Japão diz que nesse...