Conheça Icah Wilmot, o primeiro surfista profissional da Jamaica.
Wilmot cresceu nas terras de sua família em Bull Bay e tornou-se rapidamente aparente que ele e os seus irmãos estavam atraindo olhares sempre que surfavam.
+ CT em Saquarema eleito entre os melhores eventos esportivos do mundo
“Quando éramos groms e meu pai viu que estávamos ficando muito bons, ele quis sair de seu caminho para buscar apoio para nós porque não tinha o mesmo apoio quando era mais jovem”, diz Icah à revista australiana Stab.
“Ele encontrou pranchas e patrocínios para mim e meus irmãos e, à medida que envelhecemos, fui a primeira pessoa a seguir a carreira de surf na Jamaica. Foi muito difícil tentar navegar por toda a indústria e, mesmo depois de 15 anos, ainda estou abrindo meu caminho. Mas acho que você precisa de modelos. Você precisa de pessoas para admirar em tudo o que faz na vida. E quando eu era mais jovem, eu realmente não tinha uma pessoa no surf para admirar.”
Quando não está tocando música reggae, Icah está focado em iluminar um caminho para as crianças locais – e promover uma cultura convidativa nas formações pré-localistas da Jamaica.
“A cultura do surf jamaicano é única porque é muito pequena e convidativa”, diz ele. “Você vai remar e, mesmo que nunca tenha surfado na Jamaica, todo mundo te recebe de braços abertos. As pessoas ficarão super interessadas em saber de onde você é e qual é a sua história.”
E para as crianças?
“Tente não se comparar com os outros surfistas ao seu redor. É isso que tento dizer às pessoas a quem ensino. Todo mundo é tão diferente, e você simplesmente não pode comparar. Você tem que se concentrar apenas em se divertir e surfar por si mesmo.”