26 C
Papeete
domingo, 19 maio, 2024
26 C
Papeete
domingo, 19 maio, 2024

Conheça esta incrível tecnologia que usa ondas do mar para gerar energia sustentável

A empresa de energia sustentável CalWave está trabalhando em uma tecnologia de gerador submerso que produz energia a partir das ondas do mar. Em recente teste bem-sucedido no mar da costa de San Diego, na Califórnia, o gerador conseguiu manter o funcionamento em 99% da capacidade sem nenhuma manutenção por dez meses.

Apesar de não ser tão comum, a energia gerada por ondas do oceano é entre 20 e 60 vezes mais densa em comparação com as outras formas de energia sustentável. Porém, o mar é um ambiente hostil para qualquer objeto e, por isso, pode tornar desafiadora a produção de um gerador desse tipo.

Contudo, a CalWave já realizou diversos testes bem-sucedidos desde 2016, quando trabalhava em uma miniatura em escala de 1/20 comparada com o gerador atual.

A tecnologia foi nomeada de xWave; confira mais detalhes no vídeo:

Energia por ondas do mar

Basicamente, o xWave é uma plataforma flutuante quadrada ancorada no mar que se mantém totalmente submersa. Assim que uma onda começa a se movimentar na superfície, as ondulações são “capturadas” pela âncora e transformadas em energia sustentável.

“À medida que uma onda passa por cima, você obtém uma onda de pressão que causa movimento em relação ao fundo do mar e, com nossas âncoras no fundo do mar, convertemos esse movimento relativo em energia”, disse Dan Petcovic, da CalWave.

A companhia não divulga muitos detalhes sobre como a tecnologia funciona de fato e, até o momento, a declaração de Petcovic é a melhor explicação sobre o dispositivo.

Segundo as ilustrações e vídeos divulgados, o xWave conta com quatro carretéis conectados a cabos que se ancoram até o fundo do mar, assim, a energia é gerada à medida que os cabos se movimentam a partir das ondas.

Apesar de flutuar, o gerador está submerso e, segundo a própria companhia, mantê-lo embaixo d’água protege o dispositivo contra as ondas mais fortes que podem danificá-lo. Inclusive, a CalWave afirma que a resiliência do gerador é uma das grandes vantagens que devem agradar o mercado.

A CalWave afirma que, durante os dez meses de testes, o xWave foi exposto a duas tempestades significativas e continuou funcionando. A companhia têm intenção de comercializar a tecnologia com poder de 1 GW até 2035 — até o momento, já são 13 anos em desenvolvimento.

Fonte: tecmundo.com.br 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias