Publicidade:

Conheça 5 músicos e surfistas “das antigas”

Hoje, com a popularidade que o surf atingiu, existem muitos músicos e surfistas espalhados pelo mundo.

Porém, numa época em que o surf ainda não estava em evidência, não era muito comum ver músicos que se amarravam em pegar onda.

E, por favor, esqueça aquela cena de surf music dos anos 1960, totalmente criada pela indústria cultural dos EUA, como um produto de marketing,

Estamos falando de músicos e surfistas de verdade. Caras que pegam onda até hoje e que, inclusive, usaram o surf como ferramenta para se livrarem do vício em álcool e drogas.

Eles também foram responsáveis por algumas das primeiras inserções de imagens de surf nos videoclips de suas bandas.

Abaixo, cinco exemplos de músicos e surfistas “das antigas”:

Anthony Kiedis – Red Hot Chilli Peppers

músicos e surfistas
Anthony Kiedis, fundador da banda Red Hot Chilli Peppers, surfa há anos e até fez até papel de surfista no cinema. Foto: Reprodução

Anthony Kiedis, vocalista e fundador da banda Red Hot Chilli Peppers surfa há anos e até fez até papel de surfista no cinema, na primeira edição do filme Caçadores de Emoção (1991).

Local de Malibu, Califórnia, Kieds se amarra em surfar de longboard. Ele e o baixista Flea, que também se amarra nas ondas, causaram frisson na praia do Recreio, no Rio de Janeiro, em 2011, quando foram flagrados surfando no período em que estavam na cidade para se apresentar no Rock in Rio.

Uma curiosidade: a música Road Trippin’ do álbum Californication, foi inspirada em uma viagem pela Pacific Coast Highway, durante a qual Kiedis, Flea e o então guitarrista da banda, John Frusciante, surfaram as ondas de Big Sur, logo após o retorno de John ao RHCP.

Perry Farrell – Janes Addiction

músicos e surfistas
Aos 65 anos de idade, Perry Farrell segue surfando constantemente na Califórnia. Foto: Getty Images

Front man da icônica banda Janes Addiction e fundador dos festivais Lollapalooza, Perry Farrell é um surfista fissurado de longa data.

Não por acaso, o Janes Addiction foi uma das primeiras bandas de rock da história a inserir imagens de surf em seus clipes de música, isso nos anos 1980.

Com o detalhe de que, no caso do JA, as imagens de surf eram de Perry Farrell em ação nas ondas. Ele já veio várias vezes ao Brasil, surfou por aqui e inclusive estampou um dos cartazes de sua turnê, surfando um esquerda de responsa em Uluwatu.

Pôster de uma turnê brasileira de Perry Farrell nos anos 1990 mostra o músico em uma esquerda de responsa em Uluwatu. foto: Reprodução

Hoje aos 63 anos, ele não surfa mais com a mesma frequência do passado, mas, não raro, é visto surfando em Santa Monica, Califórnia, onde vive, ou em Uluwatu, em Bali, para onde já fez dezenas de surf trips.

Kirk Hammett – Metallica

músicos e surfistas
Kirk Hammett costuma dizer que o surf foi decisivo para que o músico vencesse o alcoolismo. Foto: Brian Bielmann

O guitarrista do Metallica, Kirk Hammett, surfa desde garoto na Califórnia.

Nos últimos dez anos, o surf tomou um papel central em sua vida, pois foi a ferramenta usada por Hammett para combater seu problema com o alcoolismo, como ele mesmo faz questão de dizer em suas entrevistas.

Kirk Hammett tem uma coleção de pranchas, é amigo de Mick Fanning e Joel Parkin e, ao lado de seus companheiros de banda, lançou em pareceria com a Billabong uma coleção inspirada em álbuns do Metallica para homenagear Andy Irons.

Ainda falando em Metallica, seu companheiro de banda, o baixista Rob Trujillo, é outro surfista fissurado.

Eddie Vedder – Pearl Jam

Outro músico que já apareceu surfando em clipes da própria banda é o vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder.

Eddie começou a surfar aos 11 anos, após se mudar para San Diego, no sul da Califórnia.

Lá, além do amor pelas ondas, também desenvolveu o amor pela música e essas duas paixões sempre andaram juntas em sua vida.

Vedder é amigo pessoal de vários surfistas famosos, como Laird Hamilton e Kelly Slater, com quem já teve, inclusie, um projeto musical.

Sua relação com o Havaí também é forte. Em 2016, em parceria com Slater, organizou o Ohana Fest, festival musical que também foi realizado na Califórnia.

Billie Joe Armstrong – Green Day

O front man e guitarrista da banda Green Day, Billie Joe Armstrong, é outro músico californiano que surfa.

Billie pode ser visto surfando no trailer do filme de 2013, ¡Cuatro!, que conta a trajetória da banda na produção de seus três álbuns, ¡Un!, ¡Dos! e ¡Tres!.

Em 2020, a história de que sua “surf van” estava à venda ganhou atenção da grande mídia. O carro era usado por Armstrong em viagens de surf e era o sonho de consumo de qualquer surfista que curte viajar à procura das melhores ondas. Totalmente customizada, a van estava à venda, na época, por US$ 40 mil.

Geração posterior

E ainda que façam parte de uma geração posterior à citada nessa matéria, vale lembrar também de nomes como Ben Harper, Jason Mars, Xavier Rudd, Jed Laidlaw, Robin Windram, Rory Williams, Pete Harper (Sunset Sons), Jack Johnson e Donavon Frankenreiter (estes dois últimos estamos na dúvida se são músicos surfistas ou surfistas músicos!) que também possuem além da música, água salgada nas veias!

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias