23.7 C
Suva
domingo, 6 outubro, 2024
23.7 C
Suva
domingo, 6 outubro, 2024

Começam testes no Surf Lakes, “a melhor piscina de ondas do mundo”

Foram divulgadas nesta sexta (26) as primeiras imagens das sessões de testes no Surf Lakes, a piscina de ondas ainda em desenvolvimento em Yeppoon, no estado de Queensland, Austrália. Era a primeira demonstração do funcionamento da onda na sua escala total, embora ainda com potência reduzida.

Por essas primeiras imagens, a impressão é que toda a expectativa criada em torno desta nova piscina de ondas pode se justificar quando ela ficar pronta. Talvez seja, afinal, a piscina de ondas mais perfeita já feita. Assista:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

The wait is over… here’s a sneak peek at our “5 Wave” surf technology. More to come in the next few days!?? #5waves #surflakes #wavepool #surfpark #surfpool #australia

Uma publicação compartilhada por Surf Lakes (@surf_lakes) em

Segundo o jornalista australiano Derek Rielly, os tops do CT Joel Parkinson e Connor O’Leary foram alguns dos participantes no teste. Além deles, um bom contingente de australianos que atualmente correm o QS também estava lá.

Os testes foram realizados com 40% da capacidade das máquinas. Uma falha mecânica forçou a paralisação dos testes em alguns dias, até que algumas peças sejam trocadas.

Veja também: Surf Lakes – o futuro pertence às ondas artificiais?

A piscina funciona com um enorme êmbolo central. Ao ser despencado, ele dispersa sua energia para a piscina formando as ondas, que se espalham do centro para as beiradas. Segundo Nick Carrol, houve uma dificuldade em levantar o êmbolo novamente na velocidade desejada para continuar criando ondas numas mesma “série”.

A ideia da sessão era apresentar o funcionamento do sistema pela primeira vez a um grupo de investidores. A presença de qualquer mídia foi vetada – para evitar as repercussões de um eventual fiasco. O que parece não ter sido o caso.

Ainda assim, as imagens divulgadas são apenas as fornecidas pela comunicação oficial do empreendimento. Não se sabe ao certo como a sessão aconteceu.

A piscina de ondas com as assinaturas de Mark Occhilupo e Barton Lynch causou alvoroço no início do ano ao divulgar sua ambiciosa proposta: são oito picos diferentes quebrando ao mesmo tempo, com um total de 2400 ondas surfáveis por hora.

Apesar de longa e perfeita, a onda do Surf Ranch, que quebra mais ou menos uma vez a cada 10 minutos, nunca será uma concorrência para algo do gênero – caso a proposta do Surf Lakes realmente funcione. Além disso, a promessa é de ondas diferentes em cada pico. Uma mais curta com uma rampa na junção; uma mais longa e manobrável; uma outra, batizada de Pico do Occy, um tubo de até oito pés (informações de divulgação do empreendimento…) que culmina com uma sessão própria para decolagens no final.

Ansiosos?

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias