25 C
Papeete
domingo, 23 junho, 2024
25 C
Papeete
domingo, 23 junho, 2024

Com bronze de Rickson Falcão, Brasil fica de fora do pódio do ISA World Junior Surfing Championship 2024

Terminou no domingo em Surf City, El Salvador, o World Junior Surfing Championship 2024, campeonato mundial das categorias de base organizado pela ISA, com uma vitória consistente da Austrália, quebrando um jejum de 11 anos sem vencer a competição por equipes.

As finais foram realizadas em condições excelentes na onda de La Bocana, que proporcionou séries perfeitas de quatro a seis pés, transformando as disputas em um verdadeiro playground de surfistas.

Com uma medalha de bronze de Rickson Falcão, na categoria Sub-18, a equipe brasileira encerrou sua participação no evento na sexta colocação geral. Esta foi a única medalha conquistada pelo Brasil no Mundial.

Com duas medalhas de ouro individuais, conquistadas por Dane Henry e Ziggy Mackenzie, a Austrália fez uma campanha impressionante. Antes mesmo das finais começarem, o país já tinha a primeira colocação praticamente garantida, que foi assegurada quando Milla Brown conquistou uma vaga na final da Sub 18. A jovem australiana ficaria com o bronze, enquanto Fletcher Kelleher conquistou a medalha de prata também na Sub 18 fazendo dobradinha com seu compatriota, Dane Henry.

+ Tops do CT surfam The Box de gala

Apesar de ter registrado a maior somatória do evento, em sua bateria da Repescagem Rodada 9, com 18.17 pontos, Rickson Falcão não conseguiu criar a mesma magia na grande final e teve que se contentar com a medalha de bronze. Ikko Watanabe (JPN) fechou o pódio levando a medalha de cobre.

ISA World Junior Surfing Championship 2024
Austrália quebra um jejum de 11 anos sem vencer a competição por equipes. Foto: Pablo Jimenez / ISA

Dois dos medalhistas em 2023 se encontraram em Finais consecutivas, com a medalhista de bronze, Eden Walla (EUA), conquistando novamente o bronze e a medalhista de bronze de 2023, Clémence Schorsch (FRA), levando a prata, enquanto Louise Lepront (RSA) conquistou o bronze, sendo a primeira garota sul-africana a conquistar uma medalha desde Bianca Buitendag, em 2011.

O espanhol Dylan Donegan seguiu os passos do companheiro de equipe Hans Odriozola, medalhista de ouro em 2023, ao se tornar Campeão Mundial Sub-16. Tanto Donegan quanto Odriozola conquistaram suas vitórias sobre Lukas Skinner (ENG), que mais uma vez levou a medalha de prata. Donegan venceu todas as sete baterias que surfou nesta semana, brilhando especialmente quando mais importava. Um 8.17 para uma combinação de duas manobras de backhand que incluiu um fechamento crítico foi seguido por um 7.13 para um total de 15.30 pontos na bateria.

Thiago Passeri conquistou a primeira medalha na categoria Sub-16 Masculino para Argentina, o bronze, enquanto o primeiro garoto da Nova Zelândia a ganhar uma medalha desde 2007, Alexis Owen (NZL), eternizou seu nome ao lado de Ricardo Christie e Matt Hewitt.

Historicamente, a garotas havaianas contabilizam o maior número de medalhas de ouro no do ISA World Junior Surfing Championship 2024 e Vaihiti Inso continuou essa tradição ao conquistar a 11ª medalha de ouro para o Havaí. A nova Campeã Mundial Sub-18 estava orgulhosa de representar sua equipe e sua cultura com a vitória, mas também estava emocionada por mostrar uma sólida performance de surfe. Vencendo a Grande Final com um 8.50 e 8.17, principalmente pela força de suas rasgadas poderosas nas esquerdas de La Bocana, seu total de pontos de 16.67 deixou suas companheiras finalistas precisando de quase perfeição para alcançá-la.

Após impressionantes performances tanto na categoria Sub-16 quanto na Sub-18, a medalhista de cobre na categoria Sub-16 em 2022, Tya Zebrowski (FRA), conseguiu adicionar uma medalha de prata na categoria Sub-18 ao seu currículo, com Sara Freyre (USA) e Milla Brown (AUS) conquistando respectivamente as medalhas de bronze e prata.

Highlights das finais

 

Resultados ISA World Junior Surfing Championship 2024

Classificação das Equipes

Ouro – Austrália

Prata – Havaí

Bronze – França

Cobre – Estados Unidos

*Brasil sexto colocado entre as 54 nações participantes

Sub-16 Masculino

Ouro – Dylan Donegan (ESP)

Prata – Lukas Skinner (ENG)

Bronze – Thiago Passeri (ARG)

Cobre – Alexis Owen (NZL)

Sub-16 Feminino

Ouro – Ziggy Mackenzie (AUS)

Prata – Clémence Schorsch (FRA)

Bronze – Louise Le Pront (RSA)

Cobre – Eden Walla (USA)

Sub-18 Masculino

Ouro – Dane Henry (AUS)

Prata – Fletcher Kelleher (AUS)

Bronze – Rickson Falcão (BRA)

Cobre – Ikko Watanabe (JPN)

Sub-18 Feminino

Ouro – Vaihiti Inso (HAW)

Prata – Tya Zebrowski (FRA)

Bronze – Sara Freyre (USA)

Cobre – Milla Brown (AUS)

Resultados completos AQUI.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias