22.7 C
Suva
terça-feira, 15 outubro, 2024
22.7 C
Suva
terça-feira, 15 outubro, 2024

Com atrações diversas para o público, Corona Saquarema Pro 2024 começa neste fim de semana

Conhecida como o “Maracanã do Surfe”, a cidade de Saquarema, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, recebe – a partir deste sábado (12) – o Corona Saquarema Pro 2024, realizada pela World Surf League (WSL), última etapa do Challenger Series (CS). A janela do evento está prevista para acontecer entre os dias 12 e 20 de outubro, na Praia de Itaúna, e vai coroar os novos atletas que farão parte do Championship Tour (CT) 2025, torneio que reúne os melhores surfistas do mundo.

Durante o ano, os atletas acumulam pontos nas etapas do CS e, ao final da temporada, aqueles que terminarem nas 10 melhores posições (no masculino) e nas cinco melhores (no feminino) do ranking ganham o direito de competir no CT. No masculino, três brasileiros já garantiram acesso: Ian Gouveia, Samuel Pupo e Alejo Muniz. Além deles, nomes como Miguel Pupo, Edgard Groggia, Michael Rodrigues, Deivid Silva, entre os homens; e Luana Silva e Sophia Medina, entre as mulheres, ainda sonham em representar o país no CT.

+ WSL anuncia o calendário do Championship Tour 2025

“Saquarema oferece uma estrutura de alto nível que aprimora a cada ano o seu espaço físico e torna a cidade a localização ideal para prática do surfe. As ondas consistentes e a paixão da comunidade pelo esporte tem sido fundamental para o crescimento e desenvolvimento da modalidade, regional e nacionalmente. É uma honra encerrar a temporada aqui”, destaca o presidente da WSL na América Latina, Ivan Martinho.

Além da grande final, estão programadas diversas atrações para o público local e fãs de surfe, no primeiro fim de semana do evento. A competição terá os patrocínios de Corona, Banco Do Brasil, Vivo, Natura Kaiak, Mãe Terra, Prefeitura de Saquarema, Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro e Apple Watch.

Festa de abertura

Organizada pela Casa Flutuar, em parceria com a WSL e batizada de CS Experience 2024, a festa de abertura acontece no dia 12, na Casa do Surfe Itaúna. O espaço vai unir surfe, skate, música e bem-estar, e receberá shows da banda Fuze, Rosalu e do DJ RV. Serão oferecidas sessões de skate, aulas de yoga e funcional entre 12h e 23h.

Corridas para adultos e crianças

No dia 12, vai acontecer a primeira corrida esportiva temática organizada pela World Surf League (WSL). Com patrocínio da Natura Kaiak, o inédito evento, que já teve todos os seus ingressos esgotados, terá como foco o Dia das Crianças e a interação entre pais e filhos. Serão duas opções para o público: a Saquá Run&Fun e a Saquá Kids Run. Na primeira corrida, os participantes puderam escolher entre corrida e caminhada. Em ambas, a distância a ser percorrida será de 5km, com largada prevista às 8h30.

Já a prova programada para o público infantil, prevista para 10h, será dividida por idade, com diferentes distâncias: até 4 anos (50 metros), de 5 a 7 anos (100 metros), de 8 a 10 anos (300 metros) e de 11 a 13 anos (600 metros). As distâncias podem sofrer alterações.

As corridas ainda contarão com a presença do mascote regional da WSL:  Saquá. Inspirado no pássaro Socó-dorminhoco, da região litorânea do Rio, foi lançado no Vivo Rio Pro 2024, em junho. Além da presença do personagem, um animador também vai ajudar na interação com o público e serão realizadas entregas de brindes e brincadeiras.

Atrações musicais

Para curtir com a família depois da corrida, a atração final será a banda Rockin’ Kidz. O grupo tem como principal objetivo proporcionar uma experiência única para crianças, por meio de um show de rock com grandes sucessos infantis que passam de geração a  geração. Canções como “Cai Cai Balão”, “O Sapo Não Lava o Pé” e “Lobo Mau” são algumas das músicas trazidas na apresentação, com duração de aproximadamente uma hora.

O sábado pós-corrida também será recheado de atrações. O evento terá lançadores de camisas, brindes, bolas gigantes e câmeras interativas que serão mostradas nos telões.

Surfe de pai para filho

No dia 12, também com o apoio da Natura, haverá ainda a bateria My Hero – Generations Heat, das 16h às 16h35, em que pais conhecidos no mundo do surfe competirão tendo os filhos como “técnicos”. As famílias Raupp, Hinckel, Monteiro e Mueller estão confirmadas.

Campeonato de Altinha

Outras ações programadas pela WSL deverão agitar a janela de competições. Uma delas é o Campeonato de Altinha, um dos passatempos preferidos de alguns surfistas quando não estão competindo e que faz parte do lifestyle praiano. A competição acontece entre os dias 12 e 13 de outubro. As equipes serão compostas por três homens e uma mulher cada, que representarão cidades vizinhas de Saquarema. Ao fim, a equipe vencedora levará um troféu personalizado para casa.

Espetáculo nas águas e no ar

A já tradicional exibição da ‘Esquadrilha CEU’ também está confirmada. Presente no Rock in Rio 2024, o grupo civil de demonstrações aéreas estará na cidade fluminense no dia 13 de outubro, às 16h30, para performar manobras acrobáticas de voo em formação. O grupo tem, em sua maioria, experientes pilotos vindos da aviação de caça e oficiais da reserva da FAB (Força Aérea Brasileira). Esteve presente no Corona Saquarema Pro do ano passado, levando o público ao delírio. A apresentação deve ter duração de 30 minutos.

Atividades com foco em sustentabilidade

Atividades voltadas para as questões sociais e ambientais seguem cada vez mais presentes em eventos da WSL. Na quinta (17), haverá uma ativação de educação ambiental da BlueBirdsBrasil com alunos do ensino público. Serão três horários na parte da manhã e mais três durante a tarde, com atividades lúdicas para crianças até 10 anos, com a preservação da restinga como tema principal.

Mais dois pontos de ônibus frutos dos materiais reciclados no Vivo Rio Pro 2024 foram entregues para a cidade. Eles foram feitos a partir das lonas utilizadas no evento e instalados ao longo da avenida Oceânica, no bairro de Itaúna. Ao todo, a etapa no meio do ano coletou mais de três toneladas de resíduos durante oito dias, entre 22 e 30 de junho, levou cerca de 350 mil pessoas e movimentou R$ 159 milhões, segundo relatório de impacto econômico realizado pela EY e encomendado pela World Surf League (WSL).

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias