27.7 C
Suva
quinta-feira, 17 outubro, 2024
27.7 C
Suva
quinta-feira, 17 outubro, 2024

COB pagará menos por medalha de ouro do que 1º lugar em etapa da WSL

Ao término dos Jogos de Paris 2024, o Comitê Olímpico Internacional (COI) manterá a tradição de não premiar os medalhistas com dinheiro. No entanto, não é incomum que comitês nacionais e patrocinadores ofereçam prêmios em dinheiro aos atletas que conquistam o pódio. Este é o caso do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) oferecerá premiação para os atletas medalhistas em categorias individuais e por equipes.

Nas modalidades individuais, os valores são os seguintes: o medalhista de ouro receberá R$ 350 mil, o de prata R$ 210 mil e o de bronze R$ 140 mil. Esses valores representam um aumento de 40% em relação à última Olimpíada em Tóquio, onde o COB pagou R$ 250 mil para o lugar mais alto do pódio.

+ Gabriel Medina se declara confiante com Charlão ao seu lado para encarar Teahupo’o

+ ‘Sonho olímpico’ se transforma em frustração para taitianos e turistas 

+ Cruzeiro de luxo acomoda delegações olímpicas de menor orçamento em Teahupo’o 2024

+ Surf olímpico em Teahupo’o aponta início no sábado

Apesar do aumento significativo, o valor pago pelo COB aos medalhistas olímpicos ainda é menor do que o valor recebido pelo campeão de uma etapa da divisão de elite da World Surf League (WSL). A título de comparação, o campeão do Rio Pro, a etapa brasileira do WSL Championship Tour, recebeu US$ 100 mil (aproximadamente R$ 545 mil), tanto no masculino quanto no feminino. Já os vice-campeões da etapa faturaram US$ 63 mil (R$ 315 mil) e os terceiro lugares US$ 40 mil (R$ 200 mil).

Essa diferença nas premiações destaca a valorização financeira do surf em competições internacionais graças ao trabalho da WSL que, mesmo com toda a polêmica relacionada à falta de transparência no critério de julgamentos, vem sendo bem-sucedida em relação à profissionalização do esporte.

No entanto, a visibilidade proporcionada pela conquista de uma medalha nos Jogos Olímpicos é incomparável e abre portas para uma infinidade de propostas publicitárias, de merchandising e de patrocínios, que, somadas, ultrapassam em muito qualquer valor de premiação direta. A fama e o reconhecimento obtidos por um medalhista olímpico se estendem muito além do evento, garantindo um retorno financeiro substancial e duradouro.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias